O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), representado pelo procurador Gustavo Massa, titular da 5ª Procuradoria de Contas, participou da solenidade de posse da nova diretoria do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na ocasião, os professores Sérgio Soares e Ricardo Massa foram empossados como diretor e vice-diretor, respectivamente. O evento ocorreu no auditório do anfiteatro do Centro e contou, também, com a presença do Reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, além de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“É sempre importante estreitar os laços com uma Instituição parceira do TCE e com vários serviços prestados ao Controle Externo pernambucano. Pude observar também que a situação dos professores que enfrentam o desafio de também serem gestores públicos em tudo se assemelha à situação dos procuradores de contas que exercem funções administrativas, como é o caso do procurador-geral e do nosso corregedor. Por fim, cabe destacar um momento inspirador relatado pela gestão que ora se despede dos quatro anos à frente o CIn: segundo o ex-diretor, o ponto de inflexão para o Centro de Informática foi quando se implantou a diretriz de buscar a todo custo a relevância institucional. Ou seja, o Centro, desde da década de 90, sempre procurou se manter útil e relevante para a sociedade, mudando a realidade da população pernambucana. Acredito que o MPC busca atualmente a mesma coisa”, disse o procurador Gustavo Massa durante a posse.
O vice-diretor do CIn, professor Ricardo Massa, já realizou diversas colaborações com o MPC-PE e também com o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)."Tive a grande oportunidade de participar de comissões para avaliar projetos internos e que foram submetidos para editais da Escola de Contas Públicas. Recentemente, na coordenação do setor de cooperação e inovação do CIn/UFPE, estamos em constante contato com o Núcleo de Inovação do TCE para definição de uma agenda de inovação envolvendo as duas instituições", disse.