Nesta segunda-feira, 25 de agosto, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou a Sessão Solene em que concedeu o título honorífico de cidadão pernambucano ao procurador-geral, Ricardo Alexandre. Natural de Campina Grande, na Paraíba, a homenagem foi concedida pelo deputado estadual Joãozinho Tenório, em reconhecimento à contribuição do procurador na defesa do interesse público, em Pernambuco.
A Sessão Solene teve seus trabalhos presididos pelo deputado estadual Rodrigo Farias que destacou a atuação do procurador-geral. “Ricardo é homem de uma trajetória exemplar, pela dedicação à vida pública como auditor-fiscal, procurador em diversos locais e docente de destaque, contribuindo com Direito Tributário e Administrativo, sua atuação fortalece instituições e garante o bom uso de recursos, dignificando, sempre, o nome de Pernambuco. Portanto, essa Casa Legislativa se orgulha em reconhecer o novo cidadão pernambucano, que constrói pontes entre ética, conhecimento e compromisso”, disse o deputado.
Já o deputado Joãozinho Tenório, autor de requerimento que resultou na publicação da Resolução n.º 1.978/2024, relatou a contribuição de Ricardo Alexandre com o pensamento crítico do pensamento jurídico e a formação de advogados e diversos operadores do direito. “Ricardo é um excelente profissional, faz um trabalho brilhante no Ministério Público de Contas e tem colaborado com nosso Estado sem contar, obviamente, com a grande produção de livros e diversas obras importantes que vem para trazer mais conhecimento para os nossos estudantes e contribuindo para o exercício público, uma função que ele exerce com seriedade e competência”, relatou.
Relembrando diversos personagens da nossa história que nasceram na Paraíba, mas escolheram Pernambuco como lar, o procurador-geral citou Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro. “Pernambuco e Paraíba são estados irmãos, tão próximos e com muitas peculiaridades. Quando fiz a travessia de Campina Grande para o Recife, trouxe para cá a minha dedicação, minha consciência social e minha vida pública.Ao receber esse título, volto feliz para minha casa. É uma grata satisfação, a partir de hoje, pertencer a dois grandes países: um chamado Paraíba e o outro, Pernambuco”, disse ele.
Ricardo Alexandre finalizou com: “Agora eu sou pernambucano e, agora, eu volto pra minha casa, em Pernambuco. Amanhã eu vou continuar em Pernambuco, vou viver a minha vida em Pernambuco, quero passar o resto dos meus dias em Pernambuco, com minha mulher e os meus filhos”, disse o homenageado da noite, o procurador-geral, Ricardo Alexandre.
A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo deputado Rodrigo Farias, sendo composta, ainda, por Eliana Lapenda Guerra, procuradora-geral Adjunta do MPC-PE; o conselheiro Ranilson Ramos, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; o Henrique Seixas, defensor público-geral;; o desembargador Marcos Carvalho, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); o desembargador Manoel de Oliveira Erhardt, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que já ocupou Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o procurador-geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti; o procurador-geral do município do Recife, Pedro Pontes.
PRESENÇA - Estiveram presentes à solenidade os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, Ricardo Rios, Luiz Arcoverde Filho, Adriano Cisneiros e Marcos Flávio. Os membros do MPC-PE também estavam presentes: os procuradores Maria Nilda Silva, Gilmar Lima, Germana Laureano, Cristiano Pimentel e a procuradora-geral adjunta, Eliana Lapenda Guerra.
Ministério Público de Contas, 26/8/2025