Pernambuco brilhou durante o XVI Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, realizado na última semana na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O evento, que reuniu membros e servidores do Parquet especializado de todo o País, celebrou os 40 anos de existência da entidade associativa, demarcando, ainda, o pioneirismo da procuradora-geral Adjunta do MPC-PE, Eliana Lapenda Guerra, que recebeu homenagem pelo seu protagonismo na fundação e posterior fortalecimento institucional de todos os MPs de Contas do País.


A homenagem está registrada no livro comemorativo da Associação, intitulado: “Ampcon 40 anos: Da articulação à força do Ministério Público de Contas”.  A publicação reúne contribuições de membros de todo o país, resgatando a história da entidade desde sua fundação até os dias atuais. O livro está organizado em quatro grandes eixos temáticos: fundação da Ampcon; trajetória legislativa do MPC brasileiro; atuação estratégica em tempos de crise; e perspectivas sobre o futuro dos MPCs no Brasil.

>> Acesse aqui o livro “Ampcon 40 anos: Da articulação à força do Ministério Público de Contas”: https://sl1nk.com/pAuhj

Na homenagem à procuradora-geral Adjunta, Eliana Lapenda Guerra, a procuradora do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF), Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, apontou que "temos a honra de compartilhar os mesmos propósitos e contribuir juntos à Dra Eliana Lapenda Guerra para a construção de um Controle Externo forte, independente e com propósito", disse ela, que proferiu discurso emocionado de homenagem durante o evento.

Mas também faz questão de relembrar o surgimento de uma amizade que duraria até os dias de hoje. No “inesquecível 1993” elas trabalharam juntas contra a tentativa de extinção do Ministério Público de Contas,a procuradora relembra com orgulho “Tive o prazer de ser seu soldado e, com colegas de todo o país, atuamos nas trincheiras da legalidade e obtivemos a vitória”. A procuradora-geral Adjunta, Eliana Lapenda Guerra, recorda uma fala sua naquele momento: “Nessa briga de Davi e Golias, Davi vai vencer porque estamos com razão.”

Com o sacrifício de dias e noites sem dormir e lutando contra o cansaço, a procuradora Eliana Guerra e seus vários soldados, movidos pela paixão pelo seu ofício, venceram  a “guerra”.
   
Já o presidente da Ampcon, o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), Marcílio Barenco, pontuou que "Dra Eliana é uma pessoa fundamental no fortalecimento do Ministério Público de Contas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais livre e justa, onde o principal objetivo é o fortalecimento da soberania e democracia nacional", disse.

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o conselheiro Valdecir Pascoal, pontuou o "justo reconhecimento, fruto de um longo e dedicado trabalho em defesa do Controle Externo, do MPC e dos Tribunais de Contas. Dra. Eliana Lapenda é um orgulho para pernambuco", disse.

"Dra. Eliana, é uma figura fundamental e incontornável na história do Controle Externo brasileiro. Não podemos falar em Ministério Público de Contas, sem falar da sua atuação sempre pioneira e aguerrida", disse o procurador-geral do MPC-PE, Ricardo Alexandre. Ele relembra, ainda, de todos os ensinamentos da procuradora: "Dra. Eliana recebeu todos os membros que hoje compõem o MPC de Pernambuco, sempre incentivando a independência funcional e a nossa capacidade investigativa", finalizou.

Ministério Público de Contas, 12/9/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00