TCE e MPPE avaliam transparência nas contratações artísticas
Os servidores Roberta Branco, José Carneiro de Albuquerque, Valquíria Souza Leão e Mirella Guerra, da Divisão de Contas de Autarquias e Fundações (DIAF), representaram o Tribunal de Contas em uma audiência promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a finalidade de debater a melhoria da transparência nas contratações de shows artísticos promovidos pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
O encontro, que ocorreu no último dia 22 de agosto na sede da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, é parte de um conjunto de audiências, realizadas pelo MPPE, para tratar sobre o tema.
Na ocasião, foram avaliados a necessidade de aperfeiçoamento da carta de exclusividade que fundamenta as contratações de artistas, os modelos de contrato adotados pelo órgão, os valores estabelecidos para contratação e os procedimentos a serem implementados de modo a melhorar a fiscalização dos eventos.
O primeiro encontro ocorreu no dia 06 de junho e contou com a participação de músicos e artistas que discutiram assuntos como os inúmeros atrasos nos pagamentos dos cachês, a contratação de artistas por meio de intermediário, a análise do mérito artístico e editais. A terceira audiência,
Haverá uma outra reunião, desta vez com representantes da sociedade civil organizada, mas ainda sem data definida.
ORIGEM - A iniciativa foi motivada por um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público de Pernambuco, mediante a assinatura da portaria conjunta nº 01/2017 em junho deste ano. A ação visa a conhecer, analisar e debater a conduta adotada pela Fundação nas grades das atrações artísticas contratadas para os eventos que patrocina. Os critérios empregados na definição dos cachês e as razões de constantes atrasos nos pagamentos, de modo a evitar a inadimplência da contratante, complementam os o
RESULTADOS – Na audiência com o TCE, ficou determinado que, a partir de agora, a carta de exclusividade não será limitada a apenas uma data de apresentação e que sua validade passa a obedecer a um prazo mínimo, devendo ser divulgada entre os órgãos da Administração Pública estadual e municípios. Sempre que possível, os contratos serão firmados diretamente com as empresas que possuem os direitos autorais, contendo a assinatura e uma declaração do artista, informando um único empresário exclusivo.
Além do detalhamento da despesa, outras informações devem estar presentes nos contratos, a exemplo da duração do espetáculo e do número de integrantes envolvidos na apresentação. Esses critérios, somados ao período do evento, deverão justificar o valor estabelecido a título de cachê.
Somadas a essas exigências, as prestações de contas terão que apresentar obrigatoriamente notas fiscais de shows anteriores, além de um relatório de fiscalização descrevendo os se
De acordo com Roberta Branco, gerente da DIAF, “esse tipo de parceria entre o TCE e o MPPE fortalece não somente a imagem das duas instituições, mas também o papel que desempenham no exercício do controle externo, garantindo a isonomia, a transparência e a economicidade nas contratações de shows artísticos no Estado”.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/09/2017


A Escola de Conta oferecerá dois cursos gratuitos e online, e três presenciais. “Atos de Admissão de Pessoal”, “Elaboração e Análise de orçamentos de obras públicas”, “A sindicância e o inquérito administrativo na Lei Nº 6123/68 à luz da jurisprudência do STJ e do STF” acontecem de 25 a 28 de outubro, os dois primeiros das 13:30 às 18:00, e o último das 13:30 às 16:20. Online, “Lições práticas de ética” e “Google Planilhas”, que ficam disponíveis de 25/10 a 16/11.
Em sessão do Pleno, realizada nesta quarta-feira (05), o TCE julgou regulares as contas dos gestores do Tribunal de Justiça de Pernambuco e do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (FERM-PJPE), relativas ao exercício financeiro de 2014, enviadas por meio do sistema eletrônico.
A Primeira Câmara do TCE julgou irregulares, na sessão da última quinta-feira (29), as contas da Câmara Municipal de Garanhuns referentes ao exercício financeiro de 2013 e aplicou multa ao então presidente e ordenador de despesas, Audálio Ramos Machado. O relator do processo foi o conselheiro João Campos.
Após auditorias preliminares realizadas pelo TCE nas contratações de shows realizadas pela Empetur no ano de 2015, o Ministério Público Estadual recomendou à presidente do órgão, Ana Paula Vilaça e demais ordenadores de despesas, que observem fielmente os dispositivos da Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal 8.666/93) no que diz respeito à justificativa de preços nos casos de contratação de bandas e artistas.
A gestão fiscal da Prefeitura de Belo Jardim dos três quadrimestres de 2014, que teve como responsável o prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá, foi julgada irregular pela Segunda Câmara do TCE, que aplicou uma multa ao gestor no montante de R$ 18 mil. O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto.
Um incêndio hoje pela manhã em fios de um poste no cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Soledade, centro do Recife, comprometeu o funcionamento dos computadores do Tribunal de Contas.
O Tribunal de Contas publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (23) uma nova Resolução que trata do Processo de Auto de Infração. O dispositivo (TC nº 32/2016) traz algumas alterações à Resolução TC nº 17/2013, que disciplina o tema.
A Escola de Contas ofereceu, de 12 a 15 deste mês, uma capacitação sobre Gestão de Documentos Públicos e Segurança da Informação, que teve como objetivo sensibilizar, capacitar e qualificar os servidores públicos sobre o valor da informação, a aplicação de instrumentos básicos e princípios da gestão documental e da segurança da informação, com vistas ao descarte criterioso de documentos oficiais e à garantia da integridade, acessibilidade e a disponibilidade das informações.
Servidores do Tribunal de Contas participaram, na última sexta-feira (23), do "I Seminário de Técnicas Investigativas de Combate à Corrupção e Lavagem de dinheiro", realizado pela Secretaria de Defesa Social e Polícia Civil de Pernambuco, no Centro de Convenções em Olinda. O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, representou o TCE na solenidade de abertura, compondo a mesa de autoridades ao lado de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público de Pernambuco e da Secretaria de Defesa Social, que fizeram a abertura formal do evento.
Pesquisa de imagem realizada em Pernambuco em abril deste ano pelo Instituto Datamétrica constatou que 81% dos pernambucanos conhecem ou já ouviram falar na instituição “Tribunal de Contas”. O resultado da pesquisa foi apresentado nesta segunda-feira (26) ao presidente Carlos Porto e demais membros do Conselho pelo diretor do instituto, André Magalhães.
O presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, cedeu nesta sexta-feira (23) o auditório Nilo Coelho para a realização de um evento em comemoração ao “Dia do Fisco”. O evento foi promovido pela Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais (Apefisco), com apoio da Fenafim (Federação Nacional dos Fiscos Municipais) e do Conselho Regional de Contabilidade.
A 3ª Oficina de Transparência Pública e Controle Social, realizada pela equipe da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Pernambuco na Faculdade UNINASSAU, no Recife, fechou o ciclo de atividades do projeto "LAI Social" para 2016. O projeto visa realizar ações de desenvolvimento junto à sociedade, a fim de incentivar o exercício do controle social amparado pela Lei de Acesso à Informação.
que têm influenciado a realidade política atual. Ele falou também sobre o
Atendendo a uma recomendação da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), o TCE de Pernambuco voltará a julgar, normalmente, a partir da próxima semana, as contas de gestão dos prefeitos ordenadores de despesas, imputando-lhes, inclusive, quando cabível, multas e o dever de ressarcimento ao erário. O julgamento dessas contas estava sobrestado (interrompido) em decorrência de decisão do STF segundo a qual a prerrogativa para o julgamento delas é exclusivamente da Câmara Municipal.
A Escola de Contas lança o novo curso “Internet Segura: navegando com segurança no ambiente de trabalho”, com o objetivo de mostrar as ferramentas e conhecimentos disponíveis para uma navegação mais segura, com a proteção dos dados do usuário. O curso será realizado de 03 a 06 de outubro, das 13h30 às 18h.
A atuação preventiva do TCE junto aos órgãos públicos do Estado e municípios, de janeiro a agosto deste ano, resultou numa economia para os cofres públicos e, consequentemente, para a sociedade, de R$ 91.693.569,77. A medição dos valores se baseia nos cálculos dos ganhos decorrentes do cumprimento das decisões do Tribunal e recomendações aos gestores, das auditorias concomitantes, das medidas cautelares e dos alertas de responsabilização.
Um voto de pesar pelo falecimento do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, Hélio Barros de Siqueira Campos, foi aprovado no TCE nesta quarta-feira (21) por proposição do presidente Carlos Porto. Ele morreu ontem (20) no Hospital Português e foi sepultado hoje (21) no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista. Era pai da servidora Consuelo Stella, lotada no gabinete da presidência e deixou viúva Helena Siqueira Campos e dois filhos.
Por considerar a matéria controversa, o conselheiro Marcos Loreto deu ciência ao Pleno do TCE, nesta quarta-feira (21), do sobrestamento de uma consulta da Prefeitura de Chã Grande (processo 1208764-6) sobre a contratação de escritório advocatício por dispensa de licitação.
As contas de gestão da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes referente ao exercício financeiro de 2014 foram aprovadas, com ressalvas, nesta terça-feira (20), pela Segunda Câmara.
O vereador do Recife Edmar de Oliveira, que teve contas referentes à verba de gabinete julgadas irregulares pelo TCE desistiu de candidatar-se a prefeito de Jaboatão dos Guararapes na última sexta-feira (16) para apoiar o candidato Manoel Neco.
Foi votado nesta quinta-feira (15), em sessão da Segunda Câmara do TCE, o processo (TC nº 15100151-0) de prestação de contas de governo da prefeitura de Tracunhaém, relativa ao exercício financeiro de 2014, cujo responsável é o prefeito Belarmino Vasquez Mendez Neto.
Uma Medida Cautelar, monocrática, expedida pelo conselheiro Dirceu Rodolfo contra o prefeito de Buíque, Jonas Camelo de Almeida Neto, por irregularidades em contratações realizadas com o Instituto de Administração e Tecnologia (ADM & TEC), foi referendada nesta quinta-feira (15) pela Segunda Câmara.
O presidente Carlos Porto recebeu em seu gabinete a visita protocolar de representantes da Apefisco (Associação Pernambucana dos Fiscos Municipais) para uma troca de opiniões sobre a renovação de um convênio celebrado entre ela e o TCE em 2011 visando ao fortalecimento das Procuradorias Municipais.
Vinte estudantes do curso de Direito da Asces (Associação Caruaruense de Ensino Superior) estiveram no TCE nesta quarta-feira (14) para assistir à reunião do Pleno e visitar a Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG).
Os órgãos do Estado e Municípios devem ficar atentos. O prazo para o encaminhamento da documentação referente às admissões de pessoal ocorridas entre 01 de maio e 31 de agosto, decorrentes de contratações temporárias, se encerra amanhã (15).
O conselheiro Dirceu Rodolfo foi um dos participantes do debate que a Rádio Jornal promoveu nesta terça-feira (13), no programa de Geraldo Freire, sobre a judicialização do processo eleitoral em Pernambuco, juntamente com o juiz eleitoral Henrique Melo e o advogado Humberto Vieira de Melo.
O Tribunal de Contas determinou à prefeitura de Amaraji que suspenda o contrato com a empresa Opção Comércio e Serviços Ltda. - ME, para prestação de serviços de estrutura e apoio logístico em eventos e festividades realizados pela administração pública municipal. A determinação partiu da conselheira Teresa Duere, por meio de uma Medida Cautelar expedida monocraticamente, após denúncia formulada ao TCE pela vereadora, Maria do Socorro de Brito Gouveia, contra o prefeito Jânio Gouveia da Silva, onde ela levanta suspeitas em relação à empresa prestadora do serviço.
O Tribunal de Contas está avaliando o modo como os órgãos e entidades do poder público vêm gerenciando os recursos hídricos em Pernambuco. A iniciativa visa identificar os principais problemas e as boas práticas relacionados ao tema, que afetam a prestação do serviço de abastecimento de água, beneficiando a sociedade, em especial a população do agreste pernambucano, afetada pela crise hídrica no Estado.
Ocorre na próxima semana, 
O TCE determinou à Secretaria de Educação de Timbaúba que se abstenha de efetuar o pagamento das despesas decorrentes da aquisição de 4.445 exemplares do livro paradidático "Timbaúba, Cidade da Gente", no valor total de R$ 500.062,50. Os livros, destinados à rede pública de ensino do município, foram fornecidos pela editora Didáticos Editora Ltda - ME, contratada pela secretaria de educação através de um processo de inexigibilidade (nº 002/2016), ou seja, com dispensa de licitação.
Por meio de uma Medida Cautelar, expedida monocraticamente pelo conselheiro substituto Ruy Ricardo Harten, e referendada pela Primeira Câmara em sessão realizada na última terça-feira, 06, o Tribunal de Contas determinou ao prefeito de São José do Belmonte, Eugênio Marcelo Pereira Lins, a suspensão imediata do concurso público (edital n.º 001/2016) para preenchimento de cargos na administração municipal.
O conselheiro Dirceu Rodolfo participou de um debate nesta terça-feira (06), na Rádio Jornal, sobre “O Brasil judicializado” juntamente com os advogados José Paulo Cavalcanti Filho e Humberto Vieira de Melo.
Representantes do Fórum de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) se reuniram na última sexta (02), na sede da Escola de Contas do TCE, para avaliar questões ligadas ao combate à corrupção, às próximas eleições municipais e à transição de governo nos municípios. O grupo, criado em 2008, promove encontros periódicos e atua visando à melhoria da administração pública em Pernambuco e coibir as más práticas.
No próximo dia 13 (terça-feira) ocorre no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco – Cin/UFPE, o Gov.Lab Experience Recife que reunirá servidores, pesquisadores e profissionais de Gestão de Processos de Negócio (BPM). A organização é da UFPE junto com o TCE-PE, em uma parceria com a Elogroup. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Carlos Figueiredo Mourão, esteve nesta quinta-feira (01) no Tribunal de Contas para uma visita ao conselheiro Marcos Loreto, que está no exercício da presidência do TCE-PE. Carlos Mourão veio acompanhado do também presidente da Federação Pernambucana dos Procuradores Municipais, Leonardo Sales de Aguiar e do presidente da Associação que representa os procuradores do Recife, Gustavo Machado.