Gestores participam do Programa de Desenvolvimento Gerencial
Cerca de 70 gestores do Tribunal de Contas participaram, ontem e hoje em Gravatá, do segundo módulo do Programa de Desenvolvimento Gerencial, cujo tema foi "liderança". O evento foi uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em parceria com o Instituto de Gestão (INTG).O programa, que tem 7 módulos, visa ao aprimoramento de habilidades de diretores e gerentes do TCE, estimulando a alta performance e incentivando a reflexão e o autodiagnóstico. Neste segundo momento, conduzido pela psicanalista Cármen Cardoso, foram abordadas questões como o papel do líder numa equipe, os desafios e as condições facilitadoras que existem no Tribunal.
"É preciso pensar sobre os papeis estratégicos de um líder. Por isso, os gestores do TCE devem estar sempre buscando desenvolver esse perfil através da aprendizagem, integração e troca", disse Cármen Cardoso. A instrutora propôs um coaching coletivo e apresentou o projeto Aristóteles, um tratado do Google sobre o trabalho em equipe bem sucedido, que aborda cinco grandes temas: segurança psicológica, confiabilidade, estrutura e clareza, significado e impacto.
Também foram debatidas, na capacitação, cenas do filme "Invictus", que mostra a mudança de gestão na África do Sul, quando Nelson Mandela se elegeu presidente após 25 anos na prisão. Os participantes discutiram questões como o impasse entre confiança e competência e a administração de conflitos.
COMPARTILHAMENTO - A gerente de Controle Interno e de Processos (GCIP), Glória Fraga, disse já ter participado de outros programas similares e elogiou a ação. "Hoje é uma grande oportunidade de nós pararmos a rotina para dividir problemas em comum e pensar em soluções. Aqui, eu percebi que estou vivendo experiências parecidas com as de colegas, mesmo de áreas totalmente diferentes, e percebi que esse é o momento de partilharmos e nos ajudarmos", declarou.
Já José Antônio Gonçalves, diretor do Departamento de Administração e Infraestrutura (DAI), revelou que já esperava por uma iniciativa como essa há algum tempo. "Eu estava querendo ter essa chance de aprender e relembrar conceitos. É importante revisitarmos conteúdos que já conhecemos, discutirmos sobre eles e nos atualizarmos", afirmou.
Segundo o diretor do DGP, Paulo Otávio Cavalcanti, os temas de cada módulo foram definidos a partir das demandas e sugestões apresentadas pelos próprios gestores no primeiro encontro, que aconteceu em junho. A partir daí, a INTG desenvolveu um programa alinhado às necessidades dos líderes do TCE."O PDG é aberto para todo o corpo gerencial. Buscamos desenvolver em cada módulo um tema específico ligado à gestão, oferecendo conteúdos e ferramentas que aprimorem o trabalho dos gestores no dia a dia para que consigam trazer melhores resultados, tanto em suas equipes como nos indicadores do Tribunal", disse o diretor.
O terceiro módulo está previsto para acontecer em outubro e vai abordar as questões da comunicação. Em 2019, acontecerão os quatro restantes. "A atividade gerencial é fundamental para que qualquer instituição atinja seus objetivos e nós entendemos que é sempre importante trazer motivação, melhoria, conhecimento e estrutura para todos os gerentes", afirmou Paulo Otávio.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 31/08/2018


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, em sessão realizada nesta terça-feira (28), dois processos de Gestão Fiscal, um da Prefeitura de Mirandiba e o outro de Ouricuri, ambos de 2017. Os relatores foram os conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos, respectivamente. O objetivo foi avaliar o cumprimento das exigências relativas à transparência pública, previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pelas leis da Transparência (LC nº 131/2009) e de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) além do Decreto Federal nº 7.185/2010.
Ao julgar nesta terça-feira (28) uma denúncia protocolada no TCE por um advogado vinculado ao escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados, cujo objeto era analisar a regularidade de um processo licitatório da Prefeitura de Maraial, os conselheiros da Segunda Câmara determinaram ao atual gestor do município que se abstenha de contratar escritório de advocacia através de inexigibilidade de licitação, quando ausentes a notoriedade do referido escritório e a singularidade do objeto.
A conselheira do Tribunal de Contas, Teresa Duere, expediu no último dia 16 uma Medida Cautelar (Processo TC nº 1858427-5) determinando à Companhia Estadual de Habitação e Obras que suspenda os pagamentos excedentes de alguns serviços da segunda etapa das obras de revestimento do Canal do Fragoso, em Olinda. A decisão foi monocrática e surgiu a partir dos fatos apontados por uma Nota Técnica de Esclarecimento de uma Auditoria Especial (Processo TC nº 1406659-2), formalizada para acompanhar a execução das obras. Os trabalhos vem sendo conduzidos pela equipe do Núcleo de Engenharia do TCE e permitiram observar indícios de sobrepreço (R$ 1.054.525,62) e superfaturamento (R$ 257.713,45) em dois itens do contrato.
A gerente de Informações Estratégicas da Fiscalização do Tribunal de Contas, Bethânia Melo, e os servidores Araken Dantas Júnior e Rodrigo Cavalcanti, da Coordenadoria de Controle Externo do TCE, participaram nos últimos dias 23 e 24 do lançamento do 
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marcos Loreto, recebeu a visita nesta segunda-feira (27) do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em companhia dos também conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos.
Rodoviária Federal, Alexandre Rodrigues Silva, em substituição a Valcir Correia Ortiz, que pediu para sair. A solenidade ocorreu no auditório do TCE e o presidente compôs a mesa dos trabalhos juntamente com outras autoridades, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, o general de brigada Héber Garcia Portela, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste e o diretor-geral da PRF, Renato Antonio Borges.
A Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães (ECPBG) recebeu, nesta segunda-feira (27), mais uma homenagem pelos seus 20 anos de fundação, a aposição de uma placa comemorativa à data. A solenidade aconteceu no prédio da Escola e contou com a presença do presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, e do diretor da ECPBG, conselheiro Ranilson Ramos, que descerraram a placa na presença de diretores e servidores.
Os 20 anos da fundação da Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães foram comemorados nesta sexta-feira (24) com duas palestras sobre um novo jeito de fazer educação com uso de inovação e tecnologia digital. Os palestrantes foram os professores Luciano Meira e Auxiliadora Padilha, ambos professores da Universidade Federal de Pernambuco. A abertura do evento, que se realizou no auditório do edifício Dom Hélder Câmara, foi feita pelo presidente do TCE, Marcos Loreto e pelo diretor da Escola, conselheiro Ranilson Ramos. Ao final, para descontrair o auditório, os escritores Zelito Nunes e Eugênio Jerônimo, ambos sertanejos, apresentaram o show “Humor na feira” com casos verídicos protagonizados por tipos populares dos sertões de Pernambuco e da Paraíba.
O conselheiro substituto do TCE-PE, Marcos Nóbrega, participou na última terça-feira (21) do seminário sobre "Segurança Jurídica e Eficiência na Criação e na Aplicação do Direito Público: recentes alterações na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) pela Lei nº 13.655/2018". O evento ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).
Representantes de 27 Tribunais de Contas do Brasil, além do TCU, Atricon e do Instituto Rui Barbosa, participaram na última semana (dias 16 e 17) do 8° Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que ocorreu no TCE do Amazonas. O objetivo do evento foi alinhar os conhecimentos dos TCs sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.
Na próxima segunda-feira (27), representantes de instituições públicas e privadas, entidades de classe e sociedade civil estarão reunidos, no Recife, para discutir instrumentos de combate à corrupção. Serão destaques, no encontro, as campanhas “Unidos Contra a Corrupção” e “Pelejando por uma eleição mais justa”. A primeira será discutida pelo procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) na Operação Lava Jato. Já a segunda será apresentada pelo procurador regional eleitoral auxiliar em Pernambuco Adilson do Amaral Filho. O encontro, que conta com o apoio do Fórum de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE), será no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco, localizado na 


O candidato da Rede Sustentabilidade ao Governo do Estado, Júlio Lossio, fez uma visita protocolar nesta quinta-feira (23) ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marcos Loreto, para fazer-lhe a entrega do esboço do seu programa de governo, intitulado “Juntos podemos fazer um Pernambuco melhor para todos”.
O Tribunal de Contas de Pernambuco, em sua sessão do pleno desta quarta-feira (22), aprovou um voto de pesar pela morte do ex-deputado Antonio Mariano de Brito ocorrida no Recife na última segunda-feira (20) num hospital privado da cidade. O autor da proposição foi o conselheiro Carlos Porto, com apoio dos colegas Ranilson Ramos e Teresa Duere. Os três foram contemporâneos do ex-deputado na Assembleia Legislativa.
A Escola de Contas Públicas do TCE assinou Termo de Cooperação Técnico-Científica com Universidade de Pernambuco (UPE). O objetivo da parceria é o estabelecimento de ações básicas de cooperação técnico-científica nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, em regime de parceria entre a ECPBG e UPE, visando à ampliação e ao aperfeiçoamento da capacidade de ensino e treinamento das duas instituições.
O conselheiro Dirceu Rodolfo participou nesta terça-feira (21) de um debate na Rádio Jornal sobre “A corrupção e as eleições” junto com o economista Jorge Jatobá e o professor Juliano Domingues. Eles debateram também a “Operação Lava Jato” e suas consequências para o país, a lista que o Tribunal de Contas enviou à Justiça Eleitoral na semana passada com os nomes dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas nos últimos 8 anos e a importância do fortalecimento dos órgãos de controle para o combate à corrupção e a consolidação da democracia em nosso país.
A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) está realizando, desde ontem (20) até quinta-feira (23), o curso eSocial na Administração Pública - estratégias para implantação, ministrado pelo contador Fábio Rek. A capacitação, destinada a servidores de órgãos públicos que trabalham com gestão de pessoas, contabilidade e informática, está sendo oferecida em dois turnos, manhã e tarde.
O Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Contas da União firmaram, na manhã desta quinta-feira (16), um acordo de cooperação técnica que vai permitir a fiscalização em conjunto, o intercâmbio de servidores e a troca de conhecimentos e informações entre as instituições.
A lista definitiva com os nomes dos gestores públicos e ordenadores de despesas que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCE, 
O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiros Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo, juntamente com a procuradora geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, estiveram nesta quarta-feira (15) na sede do Tribunal Regional Eleitoral, para fazer a entrega da lista definitiva com os nomes dos gestores públicos e ordenadores de despesas que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCE, nos últimos oito anos. Os processos têm trânsito em julgado, ou seja, não cabe mais a possibilidade de recurso junto ao Tribunal.
O Pleno do Tribunal de Contas, em sessão realizada ontem (15), respondeu uma consulta formulada pela prefeita de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues (Jane), sobre a possibilidade de repasse de recursos financeiros a Organizações não Governamentais (ONG) para execução de projetos sociais elaborados por Ente Municipal.
Voto do conselheiro Dirceu Rodolfo pela emissão de parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Ferreiros a rejeição das contas de governo de 2015 do então prefeito Gileno Campos Gouveia Filho (Gileninho) teve aprovação unânime pelos conselheiros da Segunda Câmara na sessão da última terça-feira (14).
Atenção, universitários! O edital de abertura para a seleção pública do programa de estágios do Tribunal de Contas do Estado foi publicado nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da instituição.
A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães
O Tribunal de Contas instaurou uma Auditoria Especial (Processo TC nº 1857484-1) para apurar irregularidades na contratação e execução de obras da Câmara Municipal de Paulista e
O Tribunal de Contas recebeu, na última sexta-feira (10), a visita do novo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, eleito no início deste mês, em substituição ao deputado Guilherme Uchoa, falecido em julho passado.
O presidente eleito da Associação do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Antônio Matos de Carvalho, esteve na última quarta-feira (8), para uma visita ao presidente Marcos Loreto. Ele veio trazer o convite para posse da nova diretoria executiva e conselho fiscal e consultivo da AMPPE, biênio 2018-2020, marcada para o próximo dia 17 de agosto. A solenidade marcará ainda as comemorações dos 72 anos da instituição.
O pleno do TCE aproveitou o julgamento de um recurso ordinário, na última quarta-feira (08), interposto pelo então presidente da Câmara Municipal de Panelas, vereador Weliton José Saraiva
Foi julgado ilegal, nesta quinta-feira (09), pela Primeira Câmara do TCE, um processo de admissão de pessoal da Prefeitura de São Joaquim do Monte, exercício de 2017, tendo como responsável o atual prefeito João Tenório Vaz Cavalcanti Júnior. O objeto da análise foi a contratação temporária de 475 pessoas para diversas funções, entre elas, assistente social, dentista, professor, médico, motorista, etc. O relator do processo foi o conselheiro substituto Carlos Pimentel.
A Escola de Contas Públicas do TCE (ECPBG) celebrou Termo de Convênio com a Prefeitura de Petrolina. O acordo prevê a realização de cursos de capacitação, por parte da Escola, para servidores do município visando ao fortalecimento das práticas de controle interno do Executivo Municipal. O Convênio terá validade de um ano a contar da data de sua assinatura e poderá ser prorrogado, através de termo aditivo, caso seja do interesse das partes contratantes.
A Primeira Câmara do TCE referendou nesta terça-feira (07) uma Medida Cautelar requerida pela empresa Ofiloc Locadora Ltda devido à suspeita de possíveis irregularidades no Pregão Presencial nº 008/2018, realizado pela Prefeitura Municipal de Camaragibe, com objetivo de contratar empresa para a locação de veículos, destinados a suprir as necessidades de várias secretarias, com valor total estimado de R$ 3.715.590,24. A relatora do processo é a conselheira Teresa Duere.
A Segunda Câmara do TCE homologou uma Medida Cautelar expedida monocraticamente pelo conselheiro Carlos Porto determinando à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado que se abstenha de firmar qualquer tipo de parceria financiada com recursos de emendas parlamentares, até que comprove condições de garantir o controle, a fiscalização e o monitoramento sobre a correta aplicação dos recursos transferidos.
O Tribunal de Contas começou a notificar, por meio de ofícios, os presidentes das Câmaras de Vereadores de 130 municípios de Pernambuco para que prestem informações sobre o julgamento das contas dos respectivos prefeitos. A iniciativa partiu do vice-presidente da Instituição, conselheiro Dirceu Rodolfo, uma vez que muitas Câmaras não estão cumprindo a
Na última quinta-feira (02), foi realizada mais uma edição do Fórum do programa TCEndo Cidadania, dessa vez no município de Carpina. Vários conselheiros municipais participaram do evento. A coordenadora do programa, Ana Alaíde Pinheiro, abordou temas como o papel e funções do TCE na sociedade, a importância do controle social, as atribuições da 
A Escola de Contas Públicas cumprindo, em parceria com o TCE, o seu papel constitucional de orientar as gestões públicas em benefício da sociedade, lança o curso “A agenda 2030 e a Gestão Pública”, que será ministrado na sede da ECPBG, no período de 28 e 29 de agosto pela professora e servidora do Tribunal, Fátima Maria Brayner. A capacitação, em sua versão inicial, será voltada para gestores públicos do Recife e Região Metropolitana.
Adolfo Luiz Souza de Sá, auditor de controle externo do TCE lotado no Núcleo de Engenharia, participou, de 23 a 26 do último mês de julho, do XX Congreso Latinoamericano de Transporte Público Y Urbano (CLATPU), realizado na cidade de Medellín na Colômbia. O evento, que vem sendo realizado desde 1984, tem como objetivo o intercâmbio de experiências entre especialistas, de modo a disseminar conhecimento e fomentar discussão sobre particularidades de temas considerados de relevância para o transporte público e a mobilidade urbana, em contexto do desenvolvimento sustentável.
Após a realização de auditorias e investigações preliminares, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas constataram irregularidades no fornecimento
No período compreendido entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2018, a Ouvidoria do TCE recebeu 1.395 demandas. Deste total, 656 chegaram 