Escola promove Curso de Pregão: questões práticas e polêmicas

A Escola de Contas do TCE realiza, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, Curso Pregão: Questões Práticas e Polêmicas. A capacitação, com carga horária de 12h/aulas, telepresenciais, é voltada para servidores que atuam no processo de contratações públicas e será ministrada pelo professor e servidor do Tribunal, José Vieira de Santana, no horário das 13h30 às 17h.
O curso será realizado através de aulas expositivas, intercaladas com a promoção de debates e exercícios práticos, objetivando discutir temáticas polêmicas e práticas, relativas à modalidade Pregão.
Confira o conteúdo programático:
-
Caracterização da modalidade pregão e suas formas;
-
agentes envolvidos na modalidade pregão;
-
o que pode ser licitado por meio da modalidade Pregão?
-
cuidados com a definição do objeto;
-
exigências de habilitação;
-
publicidade da modalidade - Respostas a pedido de esclarecimentos e a impugnação de edital
-
execução da sessão pública do pregão;
-
saneamento de documentação e fase recursal.
Garanta a sua vaga! As inscrições podem ser feitas, através do link: https://cutt.ly/sj4XEqT
Dúvidas deverão ser enviadas para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Escola de Contas do TCE, 08/02/2021





A


Uma reunião que acontece nesta terça-feira (26), às 08 horas da manhã, no Tribunal de Contas de Pernambuco, com a presença dos secretários titulares das Pastas de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do Estado, vai discutir a questão do serviço de transporte público oferecido aos passageiros na Região Metropolitana do Recife.
“Uma das competências do Tribunal de Contas do Estado, enquanto órgão de controle externo, é fiscalizar os serviços delegados pelo Poder Público à iniciativa privada. Neste sentido, vamos atuar para tentar amenizar os transtornos enfrentados pelos usuários do sistema de transporte coletivo, como a superlotação dos ônibus e a aglomeração nos terminais, que expõe a população ao risco de contaminação com o
A análise feita pelo Tribunal de Contas no Pregão Eletrônico nº 002/2020 da prefeitura de Olinda resultou em uma economia de R$ 3.725.181,10 para os cofres do município. A licitação teve por objeto a compra de medicamentos para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde pelo valor de R$ 12.185.150,96. O edital foi publicado no dia 22 de abril de 2020. Os trabalhos foram realizados pela Gerência de Auditoria de Procedimentos Licitatórios (GLIC) do TCE, sob a relatoria do conselheiro Marcos Loreto.
Na primeira sessão do ano, a Segunda Câmara do TCE julgou irregular o objeto de uma Auditoria Especial realizada no município de Surubim referente ao exercício financeiro de 2017. O processo (nº 1852822-3), sob relatoria da conselheira Teresa Duere, foi formalizado com a finalidade de verificar a execução do contrato de limpeza urbana do município.

O conselheiro Carlos Porto, relator das contas da Prefeitura do Recife em 2020, determinou a abertura de um processo de Auditoria Especial para apurar e indicar a responsabilidade dos agentes públicos da capital pernambucana 



Além de apresentar a equipe, João Campos agradeceu as palavras do presidente do TCE e citou a importância do fortalecimento das instituições, colocando a prefeitura à disposição. "Todos nós vamos passar, mas as instituições que representamos continuam, por isso é importante fortalecê-las", comentou.

O presidente TCE, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior recebeu, nesta quarta-feira (06), uma visita do novo presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá e do primeiro secretário, Eriberto Rafael, 
O Pleno do TCE respondeu, no dia 9 de dezembro, a uma consulta formulada pelo Prefeito da cidade de Exu, Raimundo Pinto Saraiva, sobre a possibilidade de contratar profissionais com dois ou mais vínculos públicos, havendo compatibilidade de horários, para que venham a atender a emergência de saúde pública. O relator foi o conselheiro Valdecir Pascoal.