Pleno do TCE-PE aprova voto de pesar à ativista Mosana Cavalcanti

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou, na sessão desta quarta-feira (23), um voto de pesar pelo falecimento de Mosana Cavalcanti, ocorrido no último dia 17, aos 61 anos. 

Cunhada do conselheiro Ranilson Ramos, Mosana se destacou como incansável defensora da acessibilidade no estado. Após ficar paraplégica em 2003, em consequência de um assalto, ela dedicou a vida à causa das pessoas com deficiência e à adaptação urbana, especialmente os usuários de cadeiras de rodas.

Coordenadora do Programa de Acessibilidade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Mosana foi uma das idealizadoras do projeto ‘Praia sem Barreiras’, que oferece condições de acesso a pessoas com deficiência às praias pernambucanas. 

O voto de pesar foi proposto pelo conselheiro Carlos Neves, que destacou a história da ativista na luta pela inclusão. “Mosana transformou a sua dor na conscientização das pessoas sobre a importância do acesso dos cadeirantes a todos os lugares, especialmente às nossas praias. Foi uma das primeiras cadeirantes a realizar e criar trilhas acessíveis em Fernando de Noronha, contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas ao turismo inclusivo em Pernambuco”, disse ele.

O conselheiro Rodrigo Novaes lembrou que, mesmo sem vínculo com o serviço público, Mosana atuou gratuitamente como consultora, deixando um legado significativo para a acessibilidade em Pernambuco.

“Ela foi um exemplo, uma inspiração como pessoa e ser humano que vai deixar saudades a todos que tiveram o privilégio do seu convívio”, afirmou o presidente Valdecir Pascoal.

O conselheiro Ranilson Ramos destacou a atuação de Mosana em instituições públicas e privadas, incluindo o reconhecimento internacional que recebeu na Itália pelos projetos da Empetur.

Em 2012, Mosana participou do Seminário Nacional de Acessibilidade, promovido pelo TCE-PE e pelo Ministério Público de Contas (MPC-PE).

Ao se juntar à homenagem, o procurador-geral do MPC-PE, Ricardo Alexandre, lembrou a importância do evento, à época, e enfatizou a contribuição de Mosana para o sucesso do seminário e para os avanços na inclusão social em Pernambuco.

O presidente Valdecir Pascoal endossou as palavras dos conselheiros sobre o legado de Mosana e a sua história de superação.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/7/2025 

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00