Educontas 2025 consolida práticas que fortalecem a gestão pública

O encontro, que pela primeira vez ocorreu em Recife, discutiu práticas e experiências voltadas para a formação e o desenvolvimento profissional.


Com o tema “Escolas de Governo: educação profissional, desafios e oportunidades”, a presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, encerrou nesta sexta-feira (7) o XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), que teve início ontem (6), no Recife. 

O evento reuniu representantes das Escolas de Contas, gestores de Escolas de Governo, além de especialistas em controle externo e gestão pública de todo Brasil.

Em sua palestra de encerramento, Betânia destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições. “O propósito do nosso trabalho é aumentar a capacidade do Estado de entregar o serviço público. Só vamos conseguir resolver problemas complexos, a exemplo da Segurança Pública, se unirmos todos os Poderes. Então as soluções precisam ser coletivas e coordenadas”, afirmou.

A programação foi concluída com uma oficina sobre avaliação de impacto nas Escolas de Contas, conduzida pela professora da Universidade de Brasília, Gardênia Abbad. 

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e coordenado pela Escola de Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco, o encontro teve como eixo central “Educação Profissional: Medindo impactos, transformando cenários”.

“O Educontas é um espaço fundamental para fortalecer a integração entre as Escolas de Contas e reafirmar suas principais funções: valorizar e capacitar servidores, aprimorar a gestão pública e envolver o cidadão no acompanhamento das políticas públicas”, afirmou o conselheiro Dirceu Rodolfo, diretor da Escola de Contas do TCE-PE.

DISCUSSÕES - Durante dois dias, o Educontas discutiu práticas e experiências voltadas à formação e ao desenvolvimento da educação profissional.

Na quinta-feira (6), o diretor de desenvolvimento profissional na Escola de Governo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonard Lapa, apresentou o Programa de Formação de Liderança, conduzido pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC), que capacita gestores públicos para enfrentar os desafios de forma humanizada e estratégica.   

“Quem não desenvolve a capacidade de liderança, não avança no processo de crescimento pessoal e profissional. É uma atividade contínua, dinâmica e que está em evolução permanente”, enfatizou Lapa.

A agenda incluiu ainda cinco painéis temáticos que destacaram experiências bem sucedidas das Escolas de Contas do país, como o Programa Jovem no Controle Social do TCM-SP, voltado para estudantes do 8º e 9º anos, e o Pacto Interinstitucional Pró-equidade Racial do TCE-PA, criado para promover oportunidades iguais e fortalecer a população negra paraense. 

Outras iniciativas apresentadas foram o projeto “Desenvolvimento Técnico e Docente - da formação à excelência institucional” (TC-DF), o curso “Inovação Humanizada na EaD” (TCE-SP), e o “MBA em Gestão Escolar e Formação de Gestores Escolares” (TCE-RO).

O primeiro dia marcou também o lançamento do Observatório de Políticas Públicas da Escola do TCE-PE (ObservaPE), que vai funcionar como espaço de articulação e acompanhamento de ações voltadas ao controle social no Estado.

Ao final do evento, a conselheira Lílian Martins (TCE-PI), que representou o IRB, anunciou a cidade do Rio de Janeiro como sede do próximo Educontas, em 2026, e a coordenadora da ECPBG, Evangelina Guerra encerrou o Encontro.

Confira aqui as imagens do evento 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/11/2025

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