
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) e o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC) assinaram um convênio (TC nº 27/2025) para operacionalizar a coleta de lixo eletrônico na sede do tribunal e nas inspetorias regionais, no interior do estado.
O IEC é uma entidade sem fins lucrativos que atua na coleta e no tratamento de resíduos eletrônicos, recuperando equipamentos e destinando-os a projetos sociais voltados à formação profissional.
O acordo foi assinado em 10 de novembro pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, e pelo diretor executivo do IEC, Domingos Sávio de França.
Pelo convênio, o TCE-PE deve promover campanhas de conscientização entre os servidores sobre o descarte adequado de equipamentos eletrônicos. Já o IEC ficará responsável pela coleta e destinação ambientalmente correta dos materiais. O plano prevê ainda monitoramento dos resultados, reuniões técnicas, vistorias e capacitação da equipe envolvida.
A parceria também busca ampliar o engajamento dos servidores em práticas de sustentabilidade, contribuindo para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A execução do convênio será acompanhada pela equipe do projeto TI Verde, do TCE-PE, e por representantes do IEC, responsáveis pela documentação e transparência das ações.
O Brasil descarta, de forma inadequada, mais de dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e ocupa a quinta posição entre os maiores geradores desse tipo de resíduo.
TI VERDE – A parceria com o IEC integra um conjunto de iniciativas do TCE-PE para reduzir o impacto ambiental do descarte de equipamentos eletrônicos. A equipe de TI Verde, vinculada ao Plano de Logística Sustentável do tribunal, desenvolve ações contínuas, em parceria com a Universidade de Pernambuco, para garantir a destinação adequada desses materiais e estimular a conscientização ambiental entre servidores e sociedade.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/11/2025

