As atividades realizadas nos três dias incluíram, entre outros pontos, trabalhos em grupo, apresentações além de palestras sobre liderança e gestão.
O presidente Valdecir Pascoal encerrou, na sexta-feira (28), o XXII Seminário de Planejamento e Gestão do TCE-PE, que aconteceu na última semana em Gravatá.
O presidente destacou os resultados da sua gestão, que se encerra no fim deste ano, reforçando os compromissos do tribunal e a visão de futuro da instituição. “O que faz a democracia são instituições fortes, agindo com efetividade e cumprindo o seu propósito. A sensação que tenho hoje é de tranquilidade, de segurança institucional, porque sabemos para onde queremos ir”, afirmou.
Na quinta-feira (27), o conselheiro Carlos Neves, eleito presidente do TCE-PE para o biênio 2026-2027, falou sobre as diretrizes da sua gestão, destacando alguns temas que serão prioritários. “Temos que construir um Tribunal que se reconhece, que se vê nas entregas, que sabe o papel de cada um nesse processo”, disse ele.

PLANEJAMENTO - Durante três dias, representantes da Diretoria de Gestão e Governança, junto com gerentes de áreas do tribunal, debateram metas e iniciativas estratégicas que vão compor o Planejamento Estratégico da instituição no período de 2026-2031.
As atividades incluíram trabalhos em grupo e apresentações sobre temas como Comunicação, Transparência e Cidadania; Controle Externo; Gestão Administrativa; Gestão de Pessoas; Tecnologia da Informação; e Governança, Gestão Estratégica, Inovação e Segurança da Informação.
A programação da quinta-feira contou também com a palestra do consultor Fábio Moreira, que abordou o tema “Governança, Estratégia e Cadeia de Valor”, explicando que a cadeia de valor é uma ferramenta de gestão que mostra como a organização se estrutura em processos para gerar valor à sociedade, contribuindo para decisões mais estratégicas e eficientes.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 1/12/2025

