Na última sessão do Pleno em 2025, Valdecir Pascoal faz balanço da gestão


O presidente Valdecir Pascoal aproveitou a última sessão do Pleno em 2025 para fazer um balanço da sua gestão (biênio 2024-2025), apresentando ações, dados e avanços, além de agradecer ao corpo de servidores e de conselheiros que o ajudaram nestes dois anos. 

“Ao olhar estes dois anos, percebo que a essência da ação é aprender com o passado, iniciar o novo e lançar sementes. Iniciamos muito. Mas nada disso permaneceria se não houvesse este mundo comum chamado Tribunal de Contas, tecido pela dedicação, muitas vezes anônima e silenciosa, de cada servidor, de cada gerente, de cada conselheiro, de cada mão que segura o tijolo que, a rigor, não leva nome, pois tem a marca do coletivo”, afirmou. 

“Esta gestão foi mais uma travessia, e a travessia não pertence ao barqueiro, pertence ao rio. Obrigado por serem o rio. A instituição segue, a obra continua e ela continuará sendo maior que cada um de nós”, disse Valdecir Pascoal, que concluiu, emocionado, parafraseando o poema “Felicidades”, do poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, sendo aplaudido de pé pelos servidores que lotaram o plenário.

O presidente elencou ações como a nova política de governança institucional, o mapeamento da cadeia de valor integrada do TCE-PE, a criação da solução de IA Aurora, o Plenário Virtual, o Fala Gestor, a Escuta Cidadã, a reformulação do portal TomeConta (que completou dez anos), a nova logo do TCE-PE, o investimento na Linguagem Simples, entre outros. 

Também mencionou os levantamentos inéditos em áreas como segurança pública, festividades, alfabetização, renúncia de receitas, defesa civil, entre outros.

Pascoal lembrou que, no biênio, a atuação preventiva do TCE-PE gerou uma economia da ordem de R$2,3 bilhões para os cofres públicos, “principalmente por meio de auditorias em folhas de pagamento, e de medidas cautelares, que resultaram na correção de editais de licitação”.

“Tenho a sensação de dever cumprido, e a certeza de que o TCE-PE será liderado por mãos competentes e honradas”, concluiu, em referência ao conselheiro Carlos Neves, eleito presidente para o biênio 2026-2027. 

Pascoal agradeceu aos conselheiros e conselheiros substitutos, membros do Ministério Público de Contas e, em nome dos diretores, a cada servidor da casa.

Assista à íntegra da sessão 📺. 


HOMENAGENS

“Um dos maiores nomes do controle externo nacional”: esta foi a tônica das homenagens que o conselheiro Valdecir Pascoal recebeu dos membros do plenário.

O conselheiro Carlos Neves, que será o próximo presidente do TCE-PE para o biênio 2026-2027, ressaltou a figura inspiradora de Pascoal, destacando que em cada parte do Tribunal há algo da ação dele. “A sociedade pernambucana deveria aplaudir e abraçar, conselheiro Valdecir Pascoal. Existem pessoas que levam as instituições a lugares diferentes, e Vossa Excelência fez isso”, comentou Carlos Neves.

O conselheiro Marcos Loreto pontuou o “espírito democrático” de Pascoal, ressaltando as qualidades de gestor do atual presidente do TCE-PE, como a prudência e a necessidade de amplo debate. “Pascoal consegue trazer sempre algo que induz e impressiona”, disse.

O conselheiro Ranilson Ramos também destacou Pascoal como um “democrata por inteiro” e a importância da defesa que o conselheiro faz das instituições e da democracia, ressaltando sua relevância nos TCs. “Dentro do controle externo não conheço nenhum nome mais citado que o seu. Pela sua coerência e brilhante participação na Atricon”, declarou.

Na mesma linha, o conselheiro Dirceu Rodolfo frisou que Pascoal é um “pensador do sistema” e uma figura “sensível e fraterna”. “Ele, como gestor, consegue transformar todos nós mais resilientes a nos fortalecer”, comentou.

Já o conselheiro Eduardo Porto falou sobre a inteligência emocional e a capacidade de agregar do presidente. “Vossa Excelência tem uma grande capacidade de pertencimento, o que nos torna fortes e sólidos em nossas decisões”, ressaltou.

O conselheiro Rodrigo Novaes pontuou a satisfação de compartilhar o plenário com Valdecir Pascoal e o parabenizou pela gestão. “É visível o avanço, a dedicação e o amor pelo fortalecimento desta Casa”, disse.

Em nome do Ministério Público de Contas, o procurador-geral Ricardo Alexandre ressaltou a boa relação entre os órgãos e a admiração por Pascoal, também apontando-o como o “maior nome do controle externo” e destacando sua importância para o Tribunal de Contas de Pernambuco.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/12/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00