O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou por unanimidade, na última quinta-feira (17), um voto de aplauso pelos mais de 40 anos de atuação da procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Eliana Lapenda.

A homenagem foi proposta pelo procurador-geral do MPC, Ricardo Alexandre, que estendeu a iniciativa aos 40 anos da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), celebrados no último dia 4 de setembro.

“Eliana Lapenda é um orgulho para o sistema de controle externo brasileiro. Ela, com sua luta, é uma das responsáveis por ainda termos, hoje, a carreira de procurador do Ministério Público de Contas”, afirmou.

Sobre a Ampcon, Ricardo Alexandre lembrou que “a associação tem um papel muito importante para o controle externo brasileiro, não se limitando à defesa da categoria, mas também promovendo medidas que aprimorem a atuação dos Ministério Público de Contas”. 

Em agradecimento, a procuradora falou do compromisso e dos desafios enfrentados nas quatro décadas como integrante do MPC-PE. 

“Para enveredar pelo Ministério Público é preciso ter amor, mas também a paixão, que é o que nos dá coragem para seguir. O nosso propósito é defender e fortalecer as ações de fiscalização e proteção do principal bem do povo brasileiro. Caminhamos na mesma direção com os tribunais de contas na batalha pela igualdade, pelos mais necessitados e pelo povo pernambucano”, concluiu.

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal destacou a dedicação de Eliana Lapenda. 

“São 34 anos de convivência e muito aprendizado. Gostaria de enfatizar alguns de seus atributos: a dedicação, a franqueza e a lealdade. Sempre com um sorriso no rosto, Eliana sempre olhou os tribunais de contas como parceiros na defesa dos interesses públicos e da sociedade”, disse.

Os conselheiros parabenizaram a procuradora pela sua trajetória.

“Eliana é sinônimo de seriedade, leveza, ética e ponderação. Em tempos de extremismo, ela é uma virtude, sempre pensando no cidadão”, disse o conselheiro Marcos Loreto.

Já o conselheiro Dirceu Rodolfo, destacou a responsabilidade e dedicação da procuradora. “Extremamente responsável em suas atividades e com a família, Eliana é dedicada em tudo que faz, de modo firme e com discurso apaziguador”.

“Dra. Eliana vai além da letra fria da lei, pois consegue conciliar a legislação à realidade, com uma visão humanista, mas sem sair do que está escrito nos fundamentos da lei”, afirmou o conselheiro Ranilson Ramos.

O conselheiro Carlos Neves disse que “a procuradora Eliana Lapenda é um exemplo de servidora pública, um espelho para todos nós”. 

O conselheiro Eduardo Porto definiu a procuradora como genuína, sincera e capacitada. “É um prazer e uma honra compartilhar esse espaço com você”, disse. 

“Uma pessoa muito querida, que mantém sua energia e dedicação ao controle externo, que demonstra espírito público e vocação para o que faz”, concluiu o conselheiro Rodrigo Novaes.

Os conselheiros ratificaram as palavras do procurador-geral Ricardo Alexandre sobre a importância do Ministério Público de Contas e de celebrar os 40 anos da Ampcon. 

“As entidades representativas são fundamentais para o aprimoramento do controle externo brasileiro”, disse o presidente.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/9/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00