
O projeto TI Verde, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Innovatio, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O prêmio reconhece iniciativas que se destacam pela inovação e pelo impacto positivo na gestão pública, reforçando a relevância do trabalho do TCE-PE para todo país.
O Innovatio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar práticas inovadoras implementadas pelos TC’s de todo país. Nesta edição, o prêmio
recebeu inscrições de Tribunais de Contas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com projetos ligados direta ou indiretamente ao Sistema de Controle Externo. Entre os temas avaliados, destacaram-se: auditoria e fiscalização de políticas públicas; comunicação e transparência; sustentabilidade e inovação na gestão; transformação digital e uso de inteligência artificial; educação corporativa; e fortalecimento do controle social.
A cerimônia de premiação ocorrerá durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, em Florianópolis (SC), em dezembro.
O Projeto TI Verde integra as ações do Plano de Logística Sustentável do TCE-PE, promovendo a conscientização ambiental entre os servidores, e reforçando a responsabilidade da instituição frente ao impacto da Tecnologia da Informação no meio ambiente.
Em parceria com a Universidade de Pernambuco, o projeto alia inovação e sustentabilidade, com ações como aquisições sustentáveis, campanhas de conscientização, descarte adequado de resíduos eletrônicos e compensação da emissão dos gases de efeito estufa.
Entre abril de 2023 e julho de 2025, mais de cinco toneladas de carbono, decorrentes do uso dos aplicativos Google no Tribunal foram compensadas com o plantio de mudas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 4/11/2025

