O seminário discutiu os resultados do ano de 2025 e traçou as diretrizes para o planejamento estratégico para o período de 2026-2031.Conselheiro Valdecir Pascoal realiza palestra. Foto: Alysson Maria.

Teve início, nesta quarta-feira (26), o XXII Seminário de Planejamento e Gestão do TCE-PE. O evento, realizado em Gravatá até a sexta-feira (28), discute o desempenho institucional de 2025, as diretrizes para a gestão 2026-2027, e as metas e iniciativas do planejamento estratégico para os próximos cinco anos. 

A abertura foi conduzida pelo diretor de Gestão e Governança, Edgard Távora, seguida da palestra do presidente do Tribunal, conselheiro Valdecir Pascoal.

Ele fez um balanço de algumas das principais ações da sua gestão, incluindo uma economia de R$2,3 bilhões aos cofres públicos, resultado da atuação preventiva do TCE-PE. Também citou levantamentos inéditos, nas áreas de segurança, cultura (festividades), alfabetização, renúncia de receitas, e defesa civil. Lembrou ainda da solução de inteligência artificial co TCE-PE, Aurora, e o Fala Gestor, iniciativa de escuta e diálogo sobre a realidade dos gestores públicos.

O presidente também comentou o cenário atual: “Vivemos uma crise das instituições e da sociedade, com a interdição do debate público. Como o Tribunal trabalha com a matéria-prima que alimenta esse debate, as relações se tornam desafiadoras. Por isso, nossa postura sempre foi buscar diálogo, transparência e firmeza”.

Encerrando sua fala, acrescentou: “Esta gestão foi mais uma travessia. E a travessia não pertence ao barqueiro, pertence ao rio. A instituição segue. A obra continua. E ela sempre será maior que cada um de nós”.


Na sequência, o gerente de Gestão Estratégica e de Projetos, Glauco Pimentel, apresentou o painel “Desempenho institucional do TCE-PE 2025”, com dados consolidados até outubro. O Tribunal alcançou desempenho global de 104,41%.

O seminário também contou com a presença de palestrantes convidados, como Murilo Gun, que falou sobre “O Ponto Cego da Liderança”, abordando aspectos de liderança e das relações humanas na atualidade. “O ponto cego da liderança é lembrar que existe um mundo interno, percebido quando voltamos nossa atenção para dentro”, afirmou.

A consultora Karina da Fonte falou sobre Cultura Organizacional. Ela ressaltou que “falar de cultura é falar de evolução — tudo ao nosso redor precisa evoluir, e a mudança é o ponto de partida”.

Em seguida, Wagner Gomes, especialista em Tecnologia da Informação, apresentou a palestra “Destreza Digital na Era da IA”. Ele destacou que “a destreza digital é essencial para desenvolver equipes e lideranças com a mentalidade de que a tecnologia faz diferença”.

Ainda durante a programação, a gerente do Escritório de Processos do TCE-PE, Glória Fraga, apresentou a Cadeia de Valor do tribunal, destacando que o objetivo é conectar estratégia, processos e pessoas, para entregar valor público à sociedade.

Encerrando as atividades do dia, Edgard Távora, Glauco Pimentel e os gerentes das áreas apresentaram as propostas do Plano Estratégico 2026-2031.

A programação desta quinta-feira (27) inclui palestra do conselheiro Carlos Neves sobre as diretrizes da gestão 2026-2027; palestra sobre Governança, Estratégia e Cadeia de Valor; além de atividades práticas.


Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/11/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00