O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) dará início, no mês de setembro, ao programa “Fala, Gestor!”, uma iniciativa que levará conselheiros e equipes de auditoria até as Inspetorias Regionais, onde receberão as autoridades dos municípios da região. O propósito é estar mais próximo da realidade daqueles gestores.
O sorteio das cidades foi feito nesta quarta-feira (30), durante a sessão do Pleno, com a participação do presidente, Valdecir Pascoal, dos demais conselheiros, e do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre.
A primeira parada será na Inspetoria de Bezerros, no Agreste, responsável pela fiscalização de 25 municípios da região. Participam do encontro, além de Bezerros, os gestores da maior cidade da região, Caruaru, e da menor, Ibirajuba, seguindo os critérios estabelecidos pelo programa.
O sorteio escolheu ainda para o início do projeto os municípios de Agrestina, Camocim de São Félix, Chã Grande, Gravatá, Jupi, Sanharó e Tacaimbó. As datas das visitas serão divulgadas em breve. A partir de agora, o TCE-PE vai enviar ofício aos prefeitos das cidades com o convite para participação no evento.
“Para julgar bem, precisamos ouvir os gestores e entender sua realidade e os desafios enfrentados. Temos um papel importante como fiscalizadores, mas precisamos, cada vez mais, escutar. Essa aproximação é fundamental para que o nosso trabalho seja cada vez mais justo e proporcional”, disse o presidente Valdecir Pascoal ao encerrar o sorteio.
O programa “Fala, Gestor!” foi anunciado pelo presidente Pascoal em um artigo publicado no Jornal do Commercio, no início de junho.
“O projeto representa um passo além. É o próprio Tribunal que se desloca, que sai da sede e vai ao encontro da gestão — lá onde vive o cidadão, onde mora a realidade —, abrindo espaço para uma escuta mais qualificada. Mais do que colher informações, trata-se de construir confiança. Ouvir o gestor é fortalecer o controle”, destacou o conselheiro na ocasião.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 31/7/2025