O conselheiro Ranilson Ramos e um grupo de servidores da Gerência de Fiscalização da Previdência (GPREV) e da Gerência de Fiscalização dos Poderes Estaduais (GFPE) participaram, em Salvador, do 3º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC).
As equipes da GPREV e da GFPE integram o Departamento de Macroavaliação Governamental (DEMACRO) do TCE-PE.
O evento reuniu representantes de Tribunais de Contas de todo o país e teve como objetivo promover a troca de experiências, boas práticas e soluções inovadoras na área da auditoria financeira.
A programação contou com painéis e debates que mostraram de casos de sucesso, metodologias, mudanças nos critérios de análise e aspectos processuais, com base nas normas internacionais IPSAS.
O auditor Marcelo Victor Xavier, da GFPE, participou de uma mesa de debate que discutiu os desafios e as experiências dos Tribunais de Contas com as auditorias financeiras. Confira aqui.
Os servidores presentes no evento integram as equipes responsáveis pelas primeiras auditorias financeiras realizadas pelo TCE-PE, iniciadas de forma experimental no final de 2023. A atuação envolve fiscalizações no âmbito estadual, sob responsabilidade da GFPE e da GPREV.
"Por ser um campo técnico e ainda pouco explorado pelo TCE-PE, a auditoria financeira exige domínio de métodos específicos e conformidade com regras nacionais e internacionais. Por isso, o ENAF-TC tem sido um espaço essencial para aprofundamento técnico e troca de experiências com especialistas de todo o Brasil", afirmou Bethânia Azevedo, chefe do DEMACRO.
Clique aqui para mais informações sobre o evento.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 9/7/2025