TCE entrega medalha Nilo Coelho a 10 personalidades
O Tribunal de Contas de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (20) uma sessão solene em seu auditório para a entrega da Medalha Nilo Coelho a 10 personalidades indicadas pela instituição. Dos agraciados, sete foram indicados pelos conselheiros e os outros três pela totalidade do colegiado. A sessão foi presidida pelo conselheiro Carlos Porto e teve a presença de várias autoridades, entre elas o presidente eleito do Tribunal de Justiça, desembargador Adalberto Melo, o controlador geral do Estado, Ruy Bezerra Filho (representando o governador Paulo Câmara), o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (representando o prefeito Geraldo Júlio), o presidente da Assembleia legislativa, deputado Guilherme Uchoa, o presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte e o vice-presidente do TRT da 6ª região, desembargador Valdir Carvalho.
CONDECORAÇÃO - Foram condecorados Alberto Ferreira da Costa, Alexandre Rands Coelho Barros, Carlos Eduardo Gomes Pugliese, Dirceu de Lavor Sales, Geraldo de Sá Carneiro Filho, Geraldo Freire dos Santos, João Eudes Bezerra Filho, Maria Lúcia Alves Pontes, Padre Rinaldo Pereira dos Santos e Stênio Neiva Coelho. Geraldo Freire foi o único ausente da solenidade em razão de compromissos profissionais, mas receberá a comenda em outra oportunidade.
Veja, abaixo, um pequeno currículo dos homenageados:
-
Alberto Ferreira da Costa - indicação do Conselho
Nasceu em Portugal e veio para o Brasil com apenas 15 anos de idade. É empresário da construção civil, diretor da Construtora Rio Ave e provedor do Hospital Português do Recife desde 1990.
-
Alexandre Rands - indicação do conselheiro Marcos Loreto
Economista, com doutorado na Universidade de Ilinois (EUA). Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos entre 2007 e 2008 e professor do Departamento de Economia da UFPE. Atualmente preside a Datamétrica Consultoria e o jornal Diario de Pernambuco.
III. Carlos Eduardo Pugliese - indicação do Conselho
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e mestre em Direito pela Universidade de Lisboa. Foi vice-presidente da OAB-PE, fundador do Instituto Egídio Ferreira Lima e escreveu o livro “As Medidas Provisórias no Sistema Presidencial Brasileiro”.
-
Dirceu de Lavor Sales - indicação da conselheira Teresa Duere
Médico acupunturista do Hospital das Clínicas da UFPE e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.
V. Geraldo de Sá Carneiro Filho - indicação do conselheiro Ranilson Ramos
É médico graduado pela UFPE e especialista em neurocirurgia. Participou de treinamentos na Áustria, Suíça e Estados Unidos e atualmente é chefe do setor de Neurocirurgia do Hospital Memorial São José.
VI. Geraldo Freire - indicação do conselheiro Dirceu Rodolfo
Cearense de Caririaçu, mas reside em Pernambuco desde menino. É radialista desde os 14 anos de idade e ao longo de sua vida profissional passou pelas Rádios Continental, Repórter, Olinda, Capibaribe, Clube e Jornal. Atualmente está vinculado ao Sistema Jornal do Comércio de Comunicação, onde comanda o programa “Supermanhã”, na Rádio Jornal, das 7h ao meio dia, sendo líder de audiência há 27 anos.
VII. João Eudes Bezerra Filho - indicação do conselheiro Carlos Porto
Auditor de controle externo do TCE e chefe de gabinete do presidente Carlos Porto. É mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE e assessorou o Conselho Federal de Contabilidade na elaboração das novas Normas de Contabilidade aplicadas ao setor público.
VIII. Maria Lúcia Alves de Pontes - indicação do conselheiro Valdecir Pascoal
É graduada em Serviço Social pela UFPE. Foi presidente do Centro de Estudos e Pesquisa Josué de Castro, secretária da Prefeitura de Camaragibe entre 1991 e 1994, chefe de gabinete e secretária da Casa Civil do Governo do Estado entre 2003 e 2006 e atualmente é diretora de Relações Institucionais do Grupo JCPM, estando sob sua responsabilidade a Fundação Pedro Paes Mendonça (SE) e o Instituto JCPM de Compromisso Social, presente em Pernambuco, Sergipe, Ceará e Bahia.
XI. Padre Rinaldo Pereira - indicação do Conselho
Concluiu os cursos de Odontologia e Letras em Caruaru, sua terra, e em 1995 ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos. Estudou também Teologia na cidade de Olinda e durante 9 anos foi vice-postulador da causa de beatificação e canonização de Frei Damião de Bozzano. Atualmente é pároco da Igreja da Madre de Deus, diretor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco e administrador da Cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife.
X. Stênio Neiva Coelho - indicação do conselheiro João Campos
Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, sendo membro da 6ª Câmara Cível e da Comissão de Precedentes Judiciais. É pós-graduado em Direito Processual Civil e foi desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2017/2019. Chegou ao TJ em 2012 pelo Quinto Constitucional da OAB.
RESOLUÇÃO - A Medalha Nilo Coelho, a mais alta comenda do Tribunal de Contas, foi instituída pela Resolução TC 02/1986 e é concedida todos os anos a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o fortalecimento do controle externo, ou, ainda, àqueles que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores dessa distinção.
SAUDAÇÃO - O único discurso da sessão foi do presidente Carlos Porto, que fez uma breve referência à vida dos homenageados bem como aos motivos que levaram o TCE a distingui-los com a comenda.
Ele disse que, desta vez, o TCE homenageou a imprensa pernambucana através de Alexandre Rands e Geraldo Freire; à nossa medicina através de Alberto Ferreira da Costa, Dirceu de Lavor e Geraldo Sá Carneiro; à nossa Justiça através de Carlos Eduardo Pugliese e Stênio Neiva Coelho, os servidores do TCE através do auditor João Eudes Bezerra Filho, à Igreja Católica através do Frei Rinaldo Pereira dos Santos e, finalmente, os projetos de inclusão social através de Lúcia Pontes.
PATRONO – O presidente fez também uma breve referência ao patrono da Medalha, Nilo Coelho, definindo-o como “sertanejo ilustre, cujo nome está incorporado à nossa história pelo muito que fez por Pernambuco como deputado federal, governador e senador, especialmente por sua cidade, Petrolina, que se interligou com o Recife após passagem dele pelo Palácio do Campo das Princesas”.
Confira mais fotos clicando aqui.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/11/2017


O resultado do
O Tribunal de Contas foi representado na última quarta-feira (25) pelo procurador do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, numa audiência pública para debater a transparência nas despesas das Organizações Sociais, contratadas pelo Governo de Pernambuco para prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), motivada pelas
O evento ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral da República e reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público de Pernambuco, Controladoria Geral do Estado, Fundação Oswaldo Cruz, Cremepe e das nove organizações sociais da área de saúde, atuantes no Estado. Além de Gustavo Massa, o TCE foi representado pelos servidores Carolina Dourado de Azevedo, Ana Luisa Furtado, Roberta Branco, Fausto Stepple, Adriana Maria Lemos, Ricardo de Lima Costa, João Robalinho Ferraz e Márcio Cabral de Moura.
O juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública da capital, Haroldo Carneiro Leão Sobrinho, julgou improcedente pedido ajuizado por Ruy Laet Cavalcanti, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy (PE), em favor da desconstituição de duas decisões do TCE que rejeitou as prestações de contas dele, então ordenador de despesas, dos exercícios financeiros de 2003 e 2006.
O Tribunal de Contas foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo, do último sábado (28). A reportagem abordou o estado atual do projeto de hidrovia no Recife e uma investigação realizada por auditores do TCE-PE e do TCU sobre as obras.
Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas despediram-se na última sexta-feira (27) do ex-auditor-geral do órgão, Luiz Arcoverde Cavalcanti, que morreu na véspera, no Hospital Português do Recife, aos 89 anos de idade, vitimado por um AVC (acidente vascular cerebral).
A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais, nesta quinta-feira (26), 3.816 contratações temporárias realizadas pela prefeitura de Igarassu no exercício financeiro de 2013 para preenchimento de diversos cargos na administração municipal.
O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel, recebeu na noite desta quarta-feira (25) o título de “Cidadão Pernambucano”, conferido pela Assembleia Legislativa, a partir de projeto de autoria do deputado Rodrigo Novaes (PSD).
O Módulo de Execução Orçamentária e Financeira (EOF) do
O conselheiro Dirceu Rodolfo aplicou nesta quarta-feira (25) ao prefeito de Paulista, Gilberto Gonçalves Feitosa Júnior (conhecido como Júnior Matuto), uma multa no valor de R$ 35 mil por descumprimento de uma Medida Cautelar do Tribunal de Contas determinando que fosse suspensa a construção de um terminal hidroviário na praia de Maria Farinha, até ulterior deliberação do órgão.
O coordenador da Ouvidoria do Tribunal de Contas, Eduardo Porto Carreiro Neves, participou nesta segunda-feira (24) da solenidade de abertura da primeira Semana de Ouvidoria de Pernambuco, realizada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) e pela Ouvidoria-Geral do Estado. O evento acontece até a próxima quinta-feira (26), no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco.
A mesa de abertura foi composta por Eduardo Porto, do TCE-PE, Caio Eduardo Mulatinho, secretário executivo da SCGE; Gilberto Waller Junior, ouvidor-geral da União; Douglas Stravos, ouvidor da Alepe; Maria Rosário Lapenda, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, seccional Pernambuco, além de Ruy Bezerra, da SCGE.
O Tribunal de Contas divulgou nesta segunda-feira (23), o Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCpe) dos 184 municípios pernambucanos, referente ao exercício de 2017. O levantamento foi realizado com base nas informações e demonstrativos contábeis presentes nas prestações de contas de 2016, apresentadas pelas prefeituras ao TCE.
Os processos de contratações públicas ainda apresentam uma série de deficiências na maior parte das instituições brasileiras, principalmente em função da falta de planejamento e do não cumprimento das especificações do que se pretende adquirir, gerando descontrole e prejuízo para a Administração Pública.
A Segunda Câmara do TCE emitiu parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Saloá a rejeição das contas de governo do então prefeito Ricardo de Andrade Lima Alves, referente ao ano de 2014. O relator do processo TC N° 15100172-8 foi o conselheiro substituto Marcos Flávio.
A falta de transparência pública na administração do município de Petrolândia levou o Tribunal de Contas a julgar irregular a gestão fiscal da prefeitura, relativa ao exercício financeiro de 2016, sob a responsabilidade do então prefeito Lourival Antônio Simões Neto.
Voto de pesar pela morte do servidor do TCE, Paulo José Ferreira Inojosa, foi aprovado pelo plenário na sessão da última quarta-feira (18) por proposição do conselheiro Ranilson Ramos. Inojosa, servidor público do Governo do Estado que estava à disposição do gabinete do conselheiro, faleceu no último domingo, dia 15, vítima de infarto, aos 63 anos de idade, deixando viúva e três filhos. O corpo foi velado e sepultado no Cemitério Parque das Flores, no Recife.
Em nome do Ministério Público de Contas, o procurador-geral Cristiano Pimentel também se associou às homenagens prestadas a Inojosa dizendo que ele, além de ser uma pessoa “muito querida” no TCE, foi professor de Inglês de muitos dos seus servidores.
Os servidores José Vieira de Santana, coordenador da comissão de Licitação do Tribunal de Contas, Vilma Mendonça e Andréa Gouveia, integrantes do Comitê Ecos de Pernambuco, representaram o TCE no evento "Sustentabilidade nas Contratações Públicas".
Uma análise prévia de licitação realizada pelo Tribunal de Contas resultou em uma economia de mais de R$ 3,5 milhões para os cofres da Secretaria de Educação do Estado. O edital da Concorrência nº 006/2017, publicado no Diário Oficial no dia 06 de abril, visava à contratação de empresa para a execução do restante da obra da Escola Técnica Estadual de Bom Conselho, que estava paralisada.
O Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas vão participar de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal para discutir a necessidade de transparência na realização de despesas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas organizações sociais da área de saúde.
O conselheiro Dirceu Rodolfo participou nesta terça-feira (17) de um debate na Rádio Jornal, no programa de Geraldo Freire, com os advogados José Paulo Cavalcanti Filho e Francisco Queiroz Cavalcanti, sobre o item da reforma política que trata da mudança de critérios para a nomeação dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O conselheiro, que é também corregedor do TCE, entende que o atual modelo de composição expõe a figura do “nomeado”, que fica sob certa desconfiança da sociedade, por ter sido indicado por um “agente político”, afirmando também que o envio de uma lista tríplice à Presidência da República por parte da própria Suprema Corte poderia suavizar este problema.
O conselheiro Dirceu Rodolfo deferiu no último dia 27 de setembro, pedido de Medida Cautelar sugerida pelo Núcleo de Engenharia, determinando ao prefeito do município de Paulista, Gilberto Gonçalves Feitosa Júnior (conhecido como Júnior Matuto), que suspenda a execução do contrato nº 004/2016, cujo objeto é a outorga de concessão, pelo prazo de 20 anos, para exploração comercial do Terminal Hidroviário localizado às margens do rio Timbó, na localidade de Maria Farinha.
O conselheiro Dirceu Rodolfo, relator no TCE das contas do município de São Lourenço da Mata do exercício financeiro de 2017, expediu nesta quarta-feira (11) três Medidas Cautelares suspendendo os efeitos de contratos assinados pelo prefeito afastado Bruno Pereira. A gestão municipal vem sendo acompanhada desde o seu início por duas Auditorias Especiais, que ainda não concluíram os seus trabalhos mas subsidiaram o relator para a tomada dessas providências.
O plenário do TCE respondeu nesta quarta-feira (11) uma consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Boa Vista, Jorge Luiz Pereira Brandão, sobre pagamento de 13º salário para vereador, além do adicional (1/3) de férias.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco estará completando 49 anos de instalação no próximo domingo (15). Ele foi oficialmente criado pela Lei Estadual nº 6.078/67, sancionada pelo então governador Nilo de Souza Coelho, para substituir o Tribunal da Fazenda do Estado, órgão que fazia o controle externo da administração estadual.
Uma roda de conversa sobre os cuidados, o tratamento e a prevenção ao câncer de mama, marcou na última sexta-feira (06) as atividades da Campanha Outubro Rosa no Tribunal de Contas.
A servidora Lúcia Salvari (DADP) e a empresária Mônica Braga, fizeram um relato da experiência que viveram, ano passado, ao serem diagnosticadas com câncer de mama. Lúcia descobriu o tumor por acaso, ao se submeter a um exame de ressonância magnética, cinco meses depois de ter feito uma mamografia, que nada apontou. Após várias sessões de radioterapia, conseguiu se recuperar e vencer a doença.
Recurso interposto no TCE pelo Sindicato dos Servidores do Detran/PE contra a continuidade do Pregão Presencial nº 026/2017, que tem como objeto a contratação de um plano de saúde para os funcionários do órgão, foi enviado nesta segunda-feira (09) ao Ministério Público de Contas para expedição de parecer.
A Segunda Câmara decidiu acatar parcialmente o pedido feito pela construtora Odebrecht para que os pagamentos indenizatórios, referentes à rescisão do contrato de concessão administrativa para exploração da Arena de Pernambuco, fossem retomados pelo Governo do Estado. O voto do relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, determinou a liberação apenas dos valores referentes aos repasses do PIS e Cofins devidos pela Arena, mantendo a suspensão dos valores restantes.
O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Porto, enviou o
“A contabilidade em tempos de corrupção” foi o tema da palestra proferida pelo auditor das contas públicas João Eudes Bezerra Filho na X Convenção dos Contabilistas de Pernambuco, que foi encerrada na última quarta-feira (4). A finalidade do evento foi debater a importância da Contabilidade na realidade sócio-econômica do Brasil.
O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, foi homenageado na última terça-feira (03) pela Câmara Municipal de Caruaru com a medalha Amaro Lira e César, mais alta comenda da Casa, e o título de cidadão. Os propositores da homenagem foram os vereadores Leonardo Chaves e Ricardo Liberato.
O Tribunal de Contas decidiu revogar parcialmente a Medida Cautelar, expedida no último dia 22 de setembro, determinando à prefeitura de Limoeiro a suspensão de todos os atos relativos à concorrência pública para contratação de serviços de obras e drenagens de ruas do município, com valor estimado em valor estimado em R$ 25.090.534,73.
As servidoras do TCE Waléria Da Cruz Sá Barreto, da Ouvidoria, e Camila Sérgio de Andrade Apolônio, da Divisão de Contas da Capital, participaram, na última sexta-feira (29), do Fórum do Plano de Regularização das Zonas de Interesse Social (PREZEIS), realizado na sede da Empresa de Urbanização do Recife.