Começa na próxima quarta-feira a Feira de Arte do TCE
Atenção você que é fã de artigos artesanais! O Tribunal de Contas vai abrir as portas para receber, a partir da próxima quarta-feira (06), a 2° Semana Arte TCE. A feira acontece até 08 de novembro, das 8h às 15h, no térreo do prédio sede do Tribunal de Contas, localizado na Rua da Aurora, 885, Boa Vista. A boa notícia é que a exposição é aberta ao público com entrada franca. A abertura também contará com um grupo de rabequeiros. Após o sucesso da primeira edição em 2018, este ano a Feira de Arte vem com novidades. Uma delas é a participação, como convidados, de seis artistas de renome nacional. São eles: Espedito Veloso de Carvalho, Heleno da Luz dos Santo, Jaime Nicola de Oliveira, Josemar Santana da Silva, Marcos Paulo da Costa e Wandenkolk Walter Tinoco.
Além deles, outros 86 expositores estarão participando da feira, com estandes de bijuterias, cerâmica, moda, bordados, pintura, artigos feitos em madeira, mosaico, porcelana, entre outros.
CONFIRA A LISTA COMPLETA ABAIXO
- Aldemir Elias do Nascimento
- Alessandra Cristina Barros Alexandre da Costa
- Algecy Maria Carneiro Nunes
- Amanda Rocha
- Ana Amélia Meira
- Ana Lucia Cabral da Costa
- Ana Luiza Almeida Marques
- Ana Teresa Cavalcanti Rios
- Andrea Lima
- Andrea Mendonça
- Antonio Augusto Luna Castellar
- Antonio Marcos Cordeiro Alves
- Carlos Alberto Queiroz de França
- Carolina Frexeira Leal
- Claudemir Leonardo Pinheiro da Silva
- Cláudia Alvares S. Velloso Ferreira
- Claudia Pereira de Souza
- Daniele Melo da Silva
- Dayse Maria Gomes Brito
- Edilson Oliveira da Silva
- Edma Garcia Neiva Soares
- Ednaldo Inácio da Silva
- Eduardo Montenegro
- Eleine Silva Oliveira
- Eliane Maria Brainer de Carvalho
- Eliane Pereira de Deus e Mello
- Elizabete Cabral da Silva
- Elizabeth Sandra Cyrne Ferreira
- Felipe de França Malafaia Ramos
- George Alexandre da Costa Barbosa
- Glauciete de Assis Frutuoso
- Ilza Maria Ribeiro
- Jenai Correia Maranhao
- Jéssica Maria da Silva Santos
- John Jayron Fernandes da Silva
- João Vitor Lins Pinheiro
- Jorge Antônio de Farias
- José Edson dos Santos
- José Mauricio Figueiroa Filho
- Junio Tenório Amorim
- Kássia Maria de Araújo
- Katia Maria Tapety Reis Borba
- Leonardo Suassuna
- Lucia Helena de Andrade Zisman
- Lucia Maria das Neves
- Lucia Maria Rabello de Oliveira Cavalcanti
- Luísa Brennand Barbosa Chiaperini
- Marcelino José de Oliveira
- Márcia Nascimento De Lima
- Maria Amélia Ribeiro de Carvalho Duarte
- Maria Aparecida Basilio de Albuquerque
- Maria Cardoso Ribeiro
- Maria das Graças Falcão de Queiroz
- María de Magdala Barbosa França
- Maria Madalena de Amorim
- Maria de Paula F. Menezes de Borba Maranhão
- Maria Edjane L. Véras
- Maria Helena de Brito Teixeira
- Maria Lucia Menezes Leite
- Maria Luisa de S. Cordeiro
- Mariana de Araújo Ribeiro
- Mariam Letícia Alves de Menezes
- Mário José da Silva
- Mayra Pinheiro
- Mayra Porfiria
- Mirtes Estima Sobral
- Nathália Viana
- Patrícia Rodrigues
- Patrícia Emília Freitas da Silva
- Patrícia Moraes Mahon
- Paulo Capistrano Filho
- Paulo Tarcio Santos de Lima
- Rilda Barros
- Roberta Leite
- Roberta Maria Souza Leão
- Rosa Amélia Rendall dos Santos
- Simone de Barros Carvalho Lapenda
- Simone Granja Raposo Souto Maior
- Vera Lúcia Ferreira Cavalcanti
- Viviane Augustinho Barbosa Locatelli
- Waldyr Affonso Ferreira Neto
- Walther Moreira Santos
- Wilma Câmara dos Anjos Moço
- Wilson Luiz Silva
- Wlademir Soares Maciel
- Zianny Sousa Borges de Jesus
Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/10/2019


A Segunda Câmara do TCE julgou irregular, na última terça-feira (29), o objeto de uma Auditoria Especial que analisou a contratação de serviços de transporte escolar pela Prefeitura de Água Preta, no exercício financeiro de 2016. O voto do relator do processo (n° 1723336-7), conselheiro Dirceu Rodolfo, foi aprovado por unanimidade.
Em sessão realizada nesta terça-feira (29), a Segunda Câmara do TCE julgou ilegais 551 contratações temporárias feitas pela Prefeitura de Nazaré da Mata (n° 1855047-2), no exercício financeiro de 2018. A análise, sob relatoria do conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho, apontou irregularidades nas contratações realizadas no primeiro trimestre do ano passado para ocupar diversas funções no município.
Na reunião serão discutidos, dentre outros assuntos, o Projeto de Lei de Abuso de Autoridade, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e a Implantação de Inteligência Artificial (com enfoque na elaboração de decisões e jurisprudências).
A Primeira Câmara do TCE analisou nesta quinta-feira (24) as Prestações de Contas de Governo das prefeituras de Petrolina e Saloá, ambas do exercício financeiro de 2017. A relatoria foi do conselheiro Valdecir Pascoal.
A Biblioteca do TCE-PE Conselheiro Jarbas Maranhão vai promover na próxima quarta-feira (30) a palestra “Curadoria Digital e Gestão da Informação” com a professora Sandra Siebra, das 9h às 10h, na Sala Antônio Maria, na Escola de Contas Públicas. O evento é uma comemoração da semana do livro e da biblioteca. 
O Pleno do TCE respondeu nesta quarta-feira (23) uma consulta formulada pelo prefeito de Limoeiro, João Luís Ferreira Filho, sobre rendimentos dos profissionais do magistério público municipal em relação à reajustes do piso nacional. O relator do processo foi o conselheiro Carlos Porto.
Um exemplo de boas práticas adotadas pela educação pública em Pernambuco foi destaque em um evento promovido pela
A Segunda Câmara do TCE julgou irregular, nesta terça-feira (22), a gestão fiscal da Prefeitura de Palmares referente ao exercício financeiro de 2016. O relator do processo, conselheiro Carlos Porto, aplicou uma multa de R$ 43.200,00 ao ex-prefeito do município, João Bezerra Cavalcanti Filho. A decisão foi unânime.
Marcos Nóbrega comentou sobre o desafio de realizar controle e analisar políticas públicas em um país com diferenças drásticas de realidades como o Brasil, muitas vezes dentro do próprio Estado, e usou como exemplo o cenário dos trabalhadores da indústria têxtil em Toritama, retratado no filme “
O presidente Marcos Loreto recebeu na manhã desta segunda-feira (21) a visita do chefe da unidade estadual do
A Segunda Câmara julgou irregular o objeto de uma Auditoria Especial que verificou o descumprimento parcial de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) firmado entre o TCE e o ex-prefeito de Santa Cruz, Gilvan Sirino de Almeida, no exercício financeiro de 2015. O relator do processo (n° 1504164-5) foi o conselheiro Dirceu Rodolfo. 
Foi publicado no
O Pleno do TCE aprovou na última quarta-feira (16) um voto de aplauso proposto pela procuradora geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, à Procuradoria Geral do Estado (PGE) pela parceria e atuação em projeto relativo aos protestos de títulos municipais, encaminhado à PGE pelo Tribunal de Contas.
Na próxima segunda-feira (21), a Escola de Contas vai promover a palestra Políticas Públicas: o Controle do Tribunal de Contas no auditório Carlos Wilson do TCE-PE.
A Câmara Municipal do Recife aprovou, no início deste mês, um voto de aplauso em homenagem ao presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, pela
Na programação do segundo dia, o auditor Felipe Carvalho apresentou o trabalho desenvolvido pelo TCE-PE no acompanhamento do contrato da PPP do Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana do Recife, do qual participou em conjunto com o auditor Túlio Couceiro. “A participação em um encontro baseado nas experiências dos TCs nas fases de planejamento, licitação e acompanhamento de contratos de Concessões e PPPs foi bastante proveitosa. O evento permitiu que os diversos aspectos que influenciam nestas modalidades de contrato fossem compartilhados e debatidos entre os presentes”, informou Tulio Couceiro.

O conselheiro Carlos Neves representou o presidente do TCE, Marcos Loreto, compondo a mesa junto com o diretor da ESA nacional, Ronnie Duarte, o coordenador, Walber Agra, além do jurista Marçal Justen Filho. Ele e o conselheiro substituto Marcos Nóbrega, que foi palestrante, participaram do primeiro painel do evento, que discutiu as possibilidades de avanço e de retrocesso advindas da nova legislação.
O Pleno do TCE respondeu, na última quarta-feira (09), uma Consulta formulada pelo prefeito de Toritama, Edílson Tavares de Lima, sobre o custeamento por parte da prefeitura para participação de servidores em cursos de especialização. O relator foi o conselheiro Carlos Porto.
Por proposição do presidente Marcos Loreto, o plenário do TCE aprovou, nesta quarta-feira (09), um voto de pesar pela morte do servidor da Inspetoria Regional de Petrolina, Caio César Costa Coelho Caribé, que faleceu no último dia 26 de setembro aos 50 anos de idade, na cidade de Petrolina.
A Primeira Câmara do TCE referendou nesta quinta-feira (10) uma Medida Cautelar, expedida pela conselheira Teresa Duere, determinando ao Instituto de Previdência Social de Camutanga não executar qualquer ato ainda restante relativo ao Processo Licitatório nº 07/2019, Pregão Presencial nº 04/2019.
A condecoração foi concedida a 124 personalidades e entidades que contribuíram para o fortalecimento da Carta Magna Estadual. Segundo o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, os conselheiros e ex-parlamentares marcaram seus nomes na história de Pernambuco, participando de um momento de consolidação dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade, após um período de ditadura militar no Brasil.
O Conselheiro Carlos Porto emitiu um Alerta, sob pena de responsabilização, notificando à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que tome medidas imediatas no sentido de conferir utilidade pública a mais de 100 aparelhos de ar-condicionado Split.
Uma medida cautelar
O Tribunal de Contas, sob a relatoria da conselheira Teresa Duere, vai realizar uma auditoria especial para verificar a situação do atraso na entrega dos fardamentos aos alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco.
Encontram-se abertas, no site da
O Tribunal de Contas, por meio da conselheira Teresa Duere, emitiu um Alerta de Responsabilização ao diretor presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER), Maurício Canuto, para que adote medidas urgentes no sentido de solucionar algumas irregularidades nas obras da Rodovia BR-101/PE.
O Pleno do TCE respondeu, na última quarta-feira (02), uma Consulta, formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Ibirajuba, Jonas Batista Freitas Costa, que apresentou diversos questionamentos, tendo como ênfase, emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), ao Plano plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de questões sobre verbas de representação e pedidos de créditos suplementares ao Poder Legislativo e a apreciação das referidas leis pela Câmara.
"Nós nos sentimos honrados em celebrar essa parceria com uma importante instituição de ensino superior do Vale do São Francisco, que tem uma história bem profunda de formação de gestores na área privada e na área pública. Essa é a primeira ação entre a nossa Escola com a Facape de uma série que esperamos realizar no futuro para compartilhar o conhecimento dos servidores do Tribunal com a sociedade", afirmou Ranilson Ramos. Na cerimônia de abertura, o diretor da Escola foi representado pelo Gerente de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação, Dácio Rijo. A aula foi ministrada pelo servidor do TCE-PE e professor especializado no tema, Eduardo Maia.
