Agosto

2 Premio Inaldo Sampaio
Termina na próxima sexta-feira (05) o prazo para se inscrever na segunda edição do Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). 

A premiação reconhece reportagens que contribuam para o fortalecimento da cidadania, do controle social e da melhoria da gestão pública no Estado. A inscrição é gratuita. 

O prêmio contempla três categorias: Videojornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo ou Jornalismo Impresso.

Cada participante poderá concorrer com uma única reportagem, que tenha sido veiculada entre os dias 12 de outubro de 2024 e 5 de setembro de 2025. Os três melhores trabalhos de cada categoria receberão prêmios em dinheiro: R$7 mil 1º lugar)  R$4 mil (2º lugar) e R$2 mil (3º lugar). 

A avaliação será feita por uma comissão julgadora composta por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e do TCE-PE.

Acesse o hotsite e mais informações aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 1/9/2025


O presidente Valdecir Pascoal foi um dos palestrantes no IV Congresso Internacional de Direito Financeiro, em São Paulo. Pascoal participou do painel sobre Direito Financeiro, moedas virtuais e dívida pública, nesta quarta-feira (26), na sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), que promove o evento junto com a USP, a UFMG e o IRB. 

O conselheiro começou chamando atenção para a importância do Direito Financeiro na atualidade. “O Direito Financeiro, ao tratar de questões como o papel do estado, as políticas públicas, o orçamento público, a arrecadação, a dívida pública e seus controles, tem tudo a ver com as questões enfrentadas mais diretamente pela população em seu dia a dia”, disse Pascoal. 

O Direito Financeiro no Brasil, afirmou, enfrenta desafios tanto oriundos do “mundo analógico” quanto dos novos tempos “digitais”. Por um lado, é preciso corrigir omissões históricas, como a não aprovação, até hoje, das novas Normas Gerais de Direito Financeiro, do Conselho de Gestão Fiscal e do limite de endividamento para o governo federal.

“Mesmo avançada para o seu tempo, a lei 4.320/64, aprovada pouco antes do golpe militar, precisa ser atualizada à luz da Constituição Federal de 1988 e da LRF. O ideal seria a aprovação de um Código de Direito Financeiro ou consolidação das inúmeras leis que disciplinam as finanças públicas”, defendeu. 


“Sem termos superado essas questões mais analógicas, já temos que estar preparados para este novo mundo digital, com suas moedas digitais, blockchains, contratos inteligentes, que impõem desafios novos para os órgãos de controle, como os Tribunais de Contas”, disse

Ele afirmou que o Drex, moeda digital a ser lançada pelo Banco Central, poderá ajudar a melhorar a arrecadação, rastrear repasses para estados e municípios e dar maior efetividade à regra que exige a observância da ordem cronológica dos pagamentos públicos. “Também pode gerar maior confiança no Estado e menor dependência de dívidas”, completou.  

Ao final, o presidente falou da importância do Direito Financeiro para o aprimoramento da democracia. Ele lembrou que a história do orçamento público - pilar do Direito Financeiro - sempre esteve, em essência, ligada à luta pela participação cidadã e à causa democrática. 

Em uma quadra histórica marcada por crises, “é preciso lembrar que o Direito Financeiro, que tem por objeto a Atividade Financeira do Estado,  está subordinado aos objetivos fundamentais da República, consagrados no artigo 3º da Constituição Federal: o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza, a garantia do bem comum, sem preconceitos,  e a redução das desigualdades” lembrou, concluindo que o Direito Financeiro nunca será pleno fora do ambiente democrático. 

PAINEL – Também participou do painel a procuradora do Ministério Público de Contas de SP, Élida Graziane e o Consultor de Orçamento do Senado Helder Rebouças. A mediação foi do conselheiro do TCESP, Sidney Beraldo. 

O conselheiro Rodrigo Novaes também esteve presente no evento. 

Assista a palestra na íntegra 📲. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/8/2025

Com proposição do presidente Valdecir Pascoal, o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou um voto de aplauso pelos 33 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), comemorados na última terça-feira (26).

Ex-presidente da Associação entre 2014 e 2017,  Pascoal destacou a importância da entidade para o Sistema Tribunais de Contas e para o país.

“É uma data importante para o controle externo brasileiro, e de maneira particular para mim, que fui presidente por dois mandatos. Tenho orgulho dessa entidade que, ao longo do tempo, foi se consolidando como uma instância de aprimoramento dos Tribunais de Contas. Não existe democracia sem instituições fortes, e os Tribunais de Contas contribuem de forma importante para a democracia e fortalecimento do Estado de Direito”, disse ele.

Ele citou o legado dos ex-presidentes da Atricon, e mencionando, em especial, o trabalho do atual presidente, conselheiro Edilson Silva, “que tem feito um trabalho de muita dedicação, percorrendo o Brasil, e merece o nosso reconhecimento e os nossos parabéns”. 

Pascoal também reconheceu o trabalho do conselheiro Carlos Neves, vice-presidente da Atricon, mantendo uma tradição do TCE-PE em participar das diretorias da entidade. 

Carlos Neves pontuou o relevante papel da entidade na defesa dos TCs, dos seus interesses e das suas competências constitucionais. “A Atricon realiza um ‘olhar crítico’ para os próprios tribunais, trazendo as balizas necessárias para o que é uma instituição referência”, comentou. 

Os conselheiros Rodrigo Novaes e Dirceu Rodolfo também se juntaram à homenagem. 

Ambos destacaram a atuação de Valdecir Pascoal à frente da Atricon, e, atualmente, as de Carlos Neves e do atual presidente, conselheiro Edilson Silva, como referências na atuação para melhoria do sistema.

“Pude ver recentemente o reconhecimento que nosso presidente Valdecir Pascoal tem, sendo sempre lembrado, de maneira destacada, pelo seu trabalho frente à Atricon”, comentou Novaes.

“Ressalto o trabalho diuturno e incansável do conselheiro Carlos Neves, que é uma liderança, notadamente nas questões jurídicas”, comentou Dirceu Rodolfo.

O conselheiro Marcos Loreto lembrou que a participação do TCE-PE na diretoria da Atricon é histórica, remontando às contribuições dos conselheiros Carlos Porto, Marcos Nóbrega e Carlos Maurício. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/8/2025


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai realizar um levantamento para avaliar a capacidade de governança e de gestão de Tecnologia da Informação nos órgãos públicos e entidades estaduais e municipais de Pernambuco.

Essa avaliação faz parte do Índice de Governança e de Gestão de Tecnologia da Informação em Pernambuco (iGovTI-TCE-PE), criado pelo TCE-PE em 2023 (Resolução TC N° 207).

A coleta de dados será feita por meio de um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas no Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG 2021), elaborado pelo Tribunal de Contas da União.

Os formulários estarão disponíveis no sistema RemessaTCEPE - Formulários, e devem ser preenchidos entre os dias 01 e 30 de setembro, conforme cronograma.

A lista dos participantes pode ser consultada AQUI

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o TCE-PE pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/8/2025

ConcursoTCE25 materia
Falta pouco para as provas do concurso 2025 do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). A primeira etapa será realizada no próximo domingo, 31 de agosto, com exames em dois turnos, conforme o cargo escolhido.

Confira o cronograma:

CARGO

HORÁRIO DAS PROVAS

Analista de controle externo (provas objetivas e discursivas)

8h às 13h

Analista de gestão - área de julgamento (provas objetivas e discursivas)

8h às 13h

Procurador (provas objetivas)

15h às 20h


No dia 7 de setembro será a vez das provas objetivas e discursivas para os cargos de auditor de controle externo (8h às 13h) e analista de gestão para a área de administração (15h às 20h). A prova discursiva para o cargo de procurador acontecerá das 15h às 20h.

É importante lembrar que os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas. A recomendação é chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local, para evitar imprevistos.

O concurso do TCE-PE registrou um total de 18.694 candidatos inscritos, que vão disputar 59 vagas distribuídas entre os cargos de auditor (20), analista de controle externo (20), analista de gestão (17) e procurador (2) do TCE-PE.

O concurso terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. 

Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela organização. Clique aqui. site da FGV

Dicas importantes:

  • Leve documento de identificação original, comprovante de inscrição ou de pagamento;
  • Confira seus dados pessoais antes do início da prova;
  • Use apenas caneta esferográfica azul ou preta (não serão aceitas outras cores ou materiais)
  • É proibido o uso de celulares, calculadoras, fones de ouvido e outros aparelhos eletrônicos durante a prova;
  • Não se comunique com outros candidatos durante o exame;
  • A folha de texto definitivo da prova discursiva não pode conter assinatura, rubrica, ou qualquer identificação;
  • A saída do local de prova só será permitida após 3 horas do início da avaliação.

Mantenha-se atualizado sobre o concurso na página da FGV, pelo telefone 0800 591 3078 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/8/2025


O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), Ricardo Alexandre, recebeu, nesta segunda-feira (25), o título de cidadão pernambucano em uma reunião solene que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Joãozinho Tenório, em reconhecimento à contribuição do procurador na defesa do interesse público em Pernambuco.

Estiveram presentes à solenidade os conselheiros do TCE-PE, Ranilson Ramos, Ricardo Rios, Luiz Arcoverde Filho, Adriano Cisneiros e Marcos Flávio, colegas do MPC-PE, amigos e familiares.

Em seu discurso, Ricardo Alexandre relembrou sua ligação com o estado desde a infância, e destacou a importância de Pernambuco em sua trajetória pessoal e profissional. 

“Ao receber esse título, volto feliz para minha casa. É uma grata satisfação, a partir de hoje, pertencer a dois grandes países: um chamado Paraíba e o outro, Pernambuco”, disse ele.

Natural de Campina Grande/PB, Ricardo Alexandre é procurador do MPC-PE desde 2005 e foi nomeado procurador-geral para o biênio 2024-2025. É formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, professor e autor de livros nas áreas de Direito Tributário e Administrativo.
 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/8/2025


Os prazos para o envio eletrônico de remessas de admissão de pessoal ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) foram modificados. A mudança foi publicada na Resolução TC nº 289/2025.

A norma modifica o art. 4º, incisos I e III, da Resolução TC nº 194/2023, e se aplica aos órgãos e entidades da administração direta, indireta e Poderes do Estado e dos municípios que utilizam o sistema e-TCEPE.

A principal novidade está nos períodos para envio de nomeações:

- Nomeações ocorridas entre 1º de janeiro e 31 de agosto do mesmo ano: o prazo para envio será de 1º de setembro a 31 de outubro.

- Nomeações ocorridas entre 1º de setembro e 31 de dezembro do ano anterior: prazo para envio de 1º de janeiro a 28 de fevereiro.

Os novos prazos valem tanto para admissões por concurso público, quanto para provimentos derivados (quando o servidor já ocupa um cargo público e passa a ocupar outro). O envio deve ser feito em duas etapas.

A nova regra já está em vigor.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/8/2025


Resumo simplificado 📑

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, de forma unânime, que a utilização do Cadastro Único Federal (CadÚnico) como critério de seleção de beneficiários em programas sociais municipais depende de previsão em lei local. O entendimento foi firmado em resposta a uma consulta relatada pelo conselheiro Rodrigo Novaes.

O questionamento partiu do prefeito de Itaquitinga, Patrick José de Oliveira, sobre a legalidade de adotar o CadÚnico no programa municipal de distribuição de pescado. Segundo ele, o conceito de “população carente”, público-alvo da ação, é juridicamente indeterminado, motivo pelo qual buscou orientação do Tribunal.

Ao acompanhar o parecer do Ministério Público de Contas, o relator destacou que o CadÚnico pode ser utilizado como parâmetro, desde que haja lei local estabelecendo critérios objetivos de seleção.

Novaes ressaltou ainda que a legislação que adotar o cadastro federal como critério de seleção poderá prever, de forma transparente, limitações de acesso ao benefício.

“É necessário que a legislação local garanta a transparência e a isonomia na distribuição, de modo a possibilitar o controle da política pública e assegurar o tratamento igualitário entre os beneficiários”, diz a resposta, aprovada por unanimidade.

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 25100425-9
Data da decisão: 20/8/2025
Modalidade: Consulta
Órgão: Prefeitura de Itaquitinga
Relator: Rodrigo Novaes

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/8/2025


O conselheiro Eduardo Porto, Ouvidor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), recebeu, nesta quinta-feira (21), o título de Cidadão Olindense.

A homenagem é concedida pela Câmara de Vereadores do Município a pessoas com serviços relevantes para o município e o estado. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Saulo Holanda. 

A cerimônia contou com a presença do presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, além de amigos e familiares do homenageado.

Durante o evento, o vereador destacou a atuação de Eduardo Porto na defesa da transparência e da boa gestão pública. “Eduardo Porto construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o controle das contas e fortalecimento das instituições. Hoje, Olinda lhe recebe de coração aberto como seu mais novo cidadão”, disse.

Ao agradecer o título, Eduardo Porto falou de sua ligação com a cidade. 

“Olinda é parte essencial da minha formação pessoal, afetiva e pública. Aqui aprendi que cultura popular é cidadania, que a irreverência pode ser resistência, e o frevo, uma declaração de liberdade em movimento. Esta é uma cidade que sempre me acolheu com carinho, é um povo que luta com bravura, faz história e a quem tanto admiro e que me inspira”, concluiu.


O presidente Valdecir Pascoal destacou alguns dos atributos do conselheiro Eduardo Porto. 

“O mais novo cidadão de Olinda colhe o que vem plantando ao longo de sua vida profissional e como cidadão: competência, seriedade, equilíbrio e gentileza. Seus amigos e colegas do TCE-PE estamos orgulhosos”, afirmou.

Também foram homenageados com o título os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto (presidente) e Erik Simões.

Confira aqui a homenagem.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/8/2025


Resumo simplificado 
📑

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) enviou um alerta à Prefeitura de Olinda, no último dia 13, para que regularize os pagamentos à empresa Central de Tratamento de Resíduos Ltda., responsável pela coleta e tratamento dos resíduos sólidos do município.

O alerta foi emitido pelo conselheiro Carlos Neves, relator das contas do município. A decisão foi aprovada por unanimidade na sessão da Primeira Câmara, realizada no último dia 12.

Segundo Neves, há risco de interrupção dos serviços de limpeza urbana por conta de uma inadimplência que já soma cerca de R$2 milhões, o que pode afetar diretamente a população. Ele também alertou para a possibilidade de Olinda deixar de receber parte do ICMS Socioambiental, benefício concedido a municípios que fazem a destinação correta dos resíduos — o que implicaria perda de receita.

A prefeitura tem cinco dias úteis, após o recebimento do ofício, para informar os motivos do atraso no pagamento e as providências adotadas ou previstas para resolver a situação. Caso a dívida seja regularizada, o TCE-PE deve ser notificado com os comprovantes.

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/8/2025


Um levantamento inédito do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) revela que 81% das contratações públicas no estado, em 2024, foram realizadas com micro e pequenas empresas (MPEs). Isso significa que quatro em cada cinco contratos firmados pela administração pública (estado e municípios), em 2024, tiveram como destino negócios de menor porte. 

As MPEs compreendem as empresas de pequeno porte (EPP), com faturamento anual entre R$360 mil e R$4,8 milhões; as microempresas (MEs), de até R$360 mil; e os microempreendedores individuais (MEI), de até R$81 mil. Segundo dados do governo federal, Pernambuco tem cerca de 680 mil empresas nesse perfil.

legislação brasileira garante tratamento diferenciado às MPEs em compras públicas, incluindo a exclusividade em licitações de até R$80 mil, e cotas de até 25% nas concorrências para aquisição de bens. Para reforçar o incentivo, o TCE-PE publicou uma resolução que consolida a legislação e a jurisprudência sobre o assunto, com o objetivo de orientar os gestores públicos.

DADOS – Embora representem a maioria das contratações, as MPEs responderam por 31% do valor total contratado pela administração pública em 2024. Isso ocorre porque, geralmente, prestam serviços de menor complexidade e com menor valor agregado, enquanto contratos maiores ficam com empresas de grande porte.

A participação das MPEs no volume financeiro contratado tem crescido nos últimos anos: 27%, em 2021, 30% em 2022, 29% em 2023, e 31% em 2024. Em valores absolutos, os contratos com MPEs somaram R$6,6 bilhões no ano passado, o maior volume já registrado desde que o TCE-PE passou a medir o dado. Desse total, R$5,9 bilhões (91%) foram contratados pelos municípios. 

Na média, as MPEs já recebem 39% do total contratado pelas prefeituras pernambucanas. O destaque vai para São José do Egito, no Sertão, onde 84% dos contratos públicos em 2024 foram firmados com micro e pequenas empresas, o maior percentual do estado.

Em cidades maiores e com alta demanda por serviços mais complexos, a participação das MPEs tende a ser proporcionalmente menor. No Recife, por exemplo, 10% dos valores contratados foram destinados às MPEs. Ainda assim, em números absolutos, a capital foi quem mais pagou: R$199 milhões. 

Em Ipojuca e Olinda, os percentuais foram de 13% e 14% respectivamente. O governo estadual destinou 11% do valor total contratado às MPEs.

Para o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, o levantamento tem como objetivo dar transparência às informações, e incentivar os gestores públicos a priorizar as MPEs em suas contratações. 

“O levantamento mostra que a gestão pública em Pernambuco tem avançado na contratação de empresas de menor porte. Além de distribuir renda, fomentar as MPEs é um ato de responsabilidade fiscal, uma vez que esses recursos movimentam a economia local, aumentando a arrecadação no município”, afirma Pascoal. 

O painel completo está disponível para consulta no TomeConta 📉.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/8/2025


por Valdecir Pascoal, presidente do TCE-PE

No Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), levamos muito a sério a opinião dos gestores públicos, eleitos democraticamente e, por isso, titulares da implementação das políticas públicas. Sobretudo, reconhecemos as dificuldades de ser gestor em tempos complexos como estes que vivemos, em que o orçamento é pequeno para o tamanho das responsabilidades e dos desafios que se acumulam historicamente.

Além de uma tradição de ouvir os gestores para além das peças processuais, encomendamos uma pesquisa para captar, de maneira mais profunda, a percepção de quem vive a rotina da administração em uma amostra constituída por: ordenadores de despesa (26,5%), fiscais de contratos (27,4%), assessores jurídicos (9,8%) e controladores internos (16,4%), nas esferas estadual e municipal. O levantamento ouviu 725 pessoas entre 26 de maio e 30 de junho de 2025 — um retrato robusto e qualificado da linha de frente da gestão pública pernambucana sobre a atuação do TCE-PE, notadamente naqueles aspectos que podem influenciar o poder decisório dos agentes públicos.

A pesquisa ganha relevo quando se sabe da existência de críticas segundo as quais a atuação dos órgãos de controle, incluindo os Tribunais de Contas, “travaria” indevidamente a execução de políticas públicas, seja inibindo os gestores, pelo temor da responsabilização, seja pela suspensão cautelar de licitações e contratos. Essa queixa não é nova e parte de governantes de todas as colorações partidárias, em diferentes regiões do país. Em Pernambuco, embora o histórico seja de uma relação dialógica e respeitosa com os gestores estaduais e municipais e suas entidades representativas, o TCE-PE não está a salvo de críticas pontuais. Por isso, vem procurando refletir e aprimorar, ainda mais, essa relação. A boa notícia é que o resultado da pesquisa mostrou que estamos no caminho certo.

A fotografia geral é nítida: há um endosso sólido à atuação do TCE-PE. Entre os participantes da pesquisa, 90% concordam que o Tribunal contribui para a melhoria da gestão pública; e 91% para o aumento da transparência dos seus órgãos. Além disso, 87% deles consideram o TCE-PE transparente em suas ações.

No controle de gastos, 83,9% avaliam que o trabalho do TCE-PE contribui “muito” para a boa aplicação dos recursos públicos. Além disso, 81,8% consideram as informações e orientações fornecidas “muito úteis” para o seu trabalho. Perguntados sobre a finalidade da fiscalização, responderam predominantemente: “Orientar a atuação da administração pública” (87,7%) e “Prevenir irregularidades” (80,3%). Ainda no rol da atuação preventiva, a maioria dos respondentes (71,6%) consideraram muito importantes as recomendações e as medidas cautelares emitidas pelo Tribunal.

Outro dado relevante: quando há interação direta dos gestores com o Tribunal, o sentimento é de segurança e confiança. Após o contato, 60,9% sentem-se mais seguros para decidir. Por outro lado, 36,7% disseram nunca ter tido interação direta com o Tribunal, o que revela espaço para ampliar o diálogo. O reforço dos Termos de Ajuste de Gestão (TAGs), das “Mesas de Consenso” e do novo programa “Fala, Gestor!” colabora para enfrentar esse desafio.

Ainda assim, os gestores temem a responsabilização: 29,4% ficam “muitas vezes” ou “sempre” receosos de decidir por esse motivo. Já 43,7% indicam que essa insegurança está “muitas vezes” ou “sempre” vinculada à falta de estrutura ou de pessoal qualificado em seus próprios órgãos. Por outro lado, 91,7% deles reconhecem que os relatórios e orientações do TCE-PE já contribuem para a tomada de decisão. Além disso, 97,8% concordam que capacitações e orientações adicionais ajudariam, ainda mais, a superar essa dificuldade

Em suma, a pesquisa confirma algo que a experiência cotidiana já sugeria: por si só, o TCE-PE não é o causador de paralisias na gestão pública pernambucana. O receio de decidir existe — e precisa ser enfrentado —, mas deriva, sobretudo, de lacunas estruturais na governança e de capacitação, somadas à complexidade e ao excesso de normas que cercam a atuação do poder público.

Como disse no artigo “Reflexões sobre o apagão das canetas” (JC, 10.11.2024): estamos navegando mares revoltos, em tempos de fadiga democrática, ruído informacional e tensões sociais e institucionais. Nunca foi tão importante compreender que o “tempo da política” precisa estar em sintonia com o “tempo da gestão” e com o “tempo do controle”. O equilíbrio entre esses “tempos” conduz ao “tempo republicano”. Em paralelo, é papel do Tribunal de Contas, sem abrir mão de seu poder fiscalizador, ampliar sua atuação pedagógica e preventiva, com realismo, agilidade, diálogo, empatia e proporcionalidade.

Enfim, os dados falam alto: o TCE-PE não está imune a críticas, mas os gestores pernambucanos reconhecem o órgão como um indutor da boa governança e da transparência pública. Que possamos continuar fazendo jus a essa tradição de confiança e credibilidade.


Os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE) 2024 foram apresentados, na quarta-feira (13), a secretários e representantes da educação dos 184 municípios pernambucanos. A reunião, transmitida ao vivo pela TV TCEPE, abordou o desempenho das redes municipais na alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.


No último dia 5 de agosto, os mesmos dados já haviam sido discutidos com representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PE), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (Uncme-PE) e da Secretaria de Educação do Estado (SEE-PE).

Na abertura do encontro, o chefe do Departamento de Controle Externo da Educação e da Cidadania do TCE-PE (DEDUC), Eduardo Siqueira, fez um breve histórico do projeto iniciado em 2023, e destacou a parceria com entidades ligadas à educação.

A presidente da Undime-PE, Andreika Asseker, elogiou o papel pedagógico do TCE-PE na orientação aos municípios. “O ICA-2024 mostrou avanços no compromisso com a alfabetização infantil na idade certa nas redes públicas municipais”, afirmou.

A coordenadora estadual da Uncme-PE, Vaneska Melo, defendeu políticas públicas integradas para combater desigualdades na alfabetização. “É preciso dar condições para que o aprendizado com qualidade seja efetivo. O TCE-PE vem atuando com firmeza e sensibilidade para valorizar a educação infantil no nosso estado”, disse.

AVANÇOS – A gerente de Fiscalização da Educação (GEDU1), Nazli Leça, apresentou os resultados de 2024, que mostram crescimento da média geral dos municípios de 5,2 para 7,9, numa escala de zero a 10.

Outro destaque foi o aumento na formalização dos Planos Municipais de Alfabetização, que passou de 3% em 2023 para 41% em 2024.

Nazli recomendou que as prefeituras escutem a comunidade escolar, criem redes de apoio e consultem entidades como Undime, Uncme e SEE-PE para melhorar seus resultados. Em novembro, o TCE-PE enviará um novo formulário para atualização de dados, que servirá de base para o ICA-2025.

“Esse trabalho conjunto é essencial para que os objetivos sejam alcançados e precisa ser feito por quem entende do assunto. O Tribunal vai continuar monitorando e ajudando na implementação das políticas públicas mais eficazes", concluiu.

Veja aqui a nota do ICA /TCE-PE do seu município 📊

Assista a íntegra da apresentação 📺. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/8/2025


Resumo simplificado 📑


Em resposta a uma consulta da presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, Adriana Pereira Dantas, o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) decidiu que a adesão de autarquias municipais de ensino superior ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não configura renúncia de receita prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A resposta foi aprovada por unanimidade na sessão da última quarta-feira (13), sob relatoria do conselheiro Ranilson Ramos. 

A presidente da Autarquia questionou o TCE-PE se a adesão de setores da administração pública ao Fies, por permitir que alunos paguem mensalidades de forma financiada, poderia reduzir a arrecadação e ser enquadrada como renúncia de receita.

No voto, baseado em parecer do Ministério Público de Contas, o conselheiro Ranilson Ramos explicou que as mensalidades cobradas por autarquias são preços públicos, e não tributos. Tributos têm cobrança obrigatória; já os preços públicos são pagos apenas por quem opta por contratar o serviço, como ocorre nas instituições de ensino.

“Não tendo a mensalidade natureza de tributo, ela não se enquadra no disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal sobre renúncia de receitas”, afirmou o relator.

O QUE É FIES - Vinculado ao Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil oferece crédito para estudantes de cursos superiores presenciais ou a distância, não gratuitos e bem avaliados pelo MEC, seguindo regulamentação própria.

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 25101242-6
Data da decisão: 13/8/2025
Modalidade: Consulta
Órgão:  Autarquia Municipal de Ensino Superior de Garanhuns
Relator: Ranilson Ramos
Exercício: 2025

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 14/8/2025


Resumo simplificado 📑

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) negou, na última quarta-feira (6), um recurso (Agravo Regimental) da empresa Universo Empreendimentos Eireli e manteve o contrato para serviços de limpeza urbana, manutenção de áreas verdes e gestão de resíduos na Ilha de Fernando de Noronha. O relator do processo foi o conselheiro Eduardo Porto.

A empresa pedia a anulação de uma decisão anterior da Segunda Câmara do TCE-PE, de 30 de julho, que havia rejeitado seu pedido de suspensão do contrato, feito por meio de uma medida cautelar. A empresa alegou falhas na licitação, como preço superior ao de outras propostas, e falta de qualificação técnica da vencedora.

Com base em parecer técnico da Gerência de Fiscalização em Licitações de Obras do TCE-PE, o relator manteve a decisão da Segunda Câmara, por entender que não houve sobrepreço. Ele também alertou que suspender o contrato traria prejuízos, pois a ilha voltaria a depender de contratações emergenciais sucessivas — prática considerada inadequada pelo Tribunal.

“A manutenção da prestação de serviços essenciais, como a limpeza urbana em Fernando de Noronha, é de interesse público primário”, afirmou o conselheiro.

A decisão foi aprovada por unanimidade.

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 25100428-4AR001
Data da decisão: 6/8/2025
Modalidade: Agravo Regimental
Órgão: Distrito Estadual de Fernando de Noronha
Relator: Eduardo Porto
Exercício: 2025

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/8/2025


Resumo simplificado 📑

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou regular, com ressalvas, uma auditoria especial realizada entre 2024 e 2025 em Paulista. O trabalho avaliou o cumprimento de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) que estabelecia medidas para melhorar a infraestrutura de duas escolas da rede municipal: Coronel José Joaquim de Lima e Silva e Doutor Geraldo Pinho Alves. O relator do processo foi o conselheiro Dirceu Rodolfo.

A auditoria analisou sete itens. Foram parcialmente atendidos pontos sobre acessibilidade, banheiros e adequação da altura das tomadas, para reduzir riscos aos alunos.

Além de julgar regular com ressalvas o objeto da auditoria, pelo não cumprimento total do TAG, o relator determinou a retirada de materiais estocados no banheiro acessível do novo prédio e recomendou que a prefeitura elabore um plano de manutenção preventiva e corretiva das escolas, com avaliação periódica enviada ao TCE-PE.

O TAG foi firmado a partir de fiscalização feita pelo Tribunal em 2023, que avaliou a infraestrutura escolar nos 184 municípios do estado para identificar falhas e propor melhorias, incluindo avanços na acessibilidade.

SERVIÇO 📌

AUDITORIA ESPECIAL: TC nº 25100526-4

Relator: Conselheiro Dirceu Rodolfo

Data da decisão: 5/8/2025

Órgão: Prefeitura de Paulista

Exercício: 2024/2025

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/8/2025


O Diretor-Geral do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Ricardo Martins, foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com o Diploma Desembargador Waldemir de Oliveira Lins.

A honraria é concedida a representantes de instituições públicas que se destacam pela prestação de serviços relevantes à sociedade. Ao todo, dez pessoas foram agraciadas com o diploma, entregue pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Além de Ricardo, também foram homenageados os desembargadores federais Carlos Pugliesi e Cid Gurgel de Souza, o juiz Leonardo Asfora, a advogada Schamkypou Bezerra, o procurador de justiça Ricardo Lapenda, o defensor público João Duque, o consultor-geral da Alepe, Marcelo Cabral e Silva, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e a presidente da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco, Sandra Paes Barreto.


A homenagem foi lembrada na sessão do Pleno do TCE-PE desta quarta-feira (6), pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valdecir Pascoal. “Ricardo é um profissional e cidadão que merece todo esse reconhecimento e honraria. É um amigo por quem tenho grande admiração e respeito, e que honra o quadro do Tribunal de Contas. Martins representa competência, integridade e equilíbrio", comentou Pascoal.

O conselheiro Dirceu Rodolfo também falou sobre a amizade com Ricardo, destacando que ele é um servidor “fora da média” no âmbito já alto do TCE-PE. “O que posso falar de Ricardo é que notamos nele uma formação familiar e ética muito sólida, e um conhecimento ético muito desenvolvido”, comentou.

O conselheiro Ranilson Ramos subscreveu a palavra dos demais, ressaltando a trajetória e as contribuições de Ricardo Martins para as atividades do Tribunal.


FORMAÇÃO - Ricardo Martins se formou em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco, e tem mestrado em Auditoría Contable, Económica y Financiera pela Universidad Autónoma de Madrid, e em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco.

Ele ingressou no Tribunal de Contas como auditor em 1995, onde ocupou funções estratégicas de gestão na instituição, incluindo dois períodos como Diretor Geral (2014-2015 e na atual gestão). Além disso, foi pioneiro na coordenação da Ouvidoria,sendo responsável por sua implantação (2000-2001 e 2007).

Também exerceu os cargos de Coordenador da Corregedoria Geral (2010-2011 e 2023), Coordenador da Escola de Contas (2008-2009, 2020-2021), Chefe do Núcleo de Auditorias Especializadas (2018-2019), e Diretor de Gestão Estratégica (2002-2005).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 8/8/2025


Resumo simplificado 📑

O Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) respondeu, na última quarta-feira (6), consulta do ex-presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, Wevertton Barros de Siqueira, sobre o cálculo da gratificação adicional por tempo de serviço, conhecida como quinquênio.

A dúvida era se o valor deveria ser calculado apenas sobre o salário-base ou sobre o salário-base somado a outras vantagens incorporadas, quando houver lei permitindo. O ex-gestor lembrou que a legislação municipal já prevê o pagamento automático da gratificação no dia seguinte ao servidor completar o quinquênio, considerando inclusive períodos anteriores à Emenda Constitucional (EC) nº 19/98, que alterou as regras sobre o tema. 

Relator do processo, o conselheiro Dirceu Rodolfo explicou que, segundo decisões dos Tribunais Superiores e do próprio TCE-PE, o cálculo deve ser feito apenas sobre o salário-base do cargo efetivo. Isso porque a EC 19/98 passou a proibir que a gratificação fosse calculada sobre outras vantagens. 

Ele destacou, no entanto, que há uma exceção: quando a lei local permitir e o direito tiver sido adquirido totalmente antes da entrada em vigor da EC 19/98, deve-se seguir a regra que valia na época. 

O entendimento foi aprovado por unanimidade pelo Pleno.

Confira a integra do voto 📄

SERVIÇO 📌

Processo: TC nº 24100338-6
Data da decisão: 6/8/2025
Modalidade: Consulta
Órgão: Câmara Municipal de Arcoverde
Relator: Dirceu Rodolfo
Exercício: 2024

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Gerência de Jornalismo (GEJO), 3/6/2025


A Escola de Contas do Tribunal de Contas de Pernambuco deu início, na última segunda-feira (4), a dois cursos de pós-graduação lato sensu: Gestão Pública e Controle Externo e Licitações Públicas e Contratos Administrativos. A Aula Magna, realizada no auditório do TCE-PE, marcou a abertura das atividades acadêmicas.

A cerimônia foi conduzida pelo diretor da Escola, conselheiro Dirceu Rodolfo, e pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal. Também participaram a coordenadora-geral da Escola, Vanja Guerra, e o professor Ernani Rodrigues de Carvalho Neto, coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ministrou palestra sobre a evolução dos programas de pós-graduação no Brasil, com destaque para a área de controle externo.

O presidente Valdecir Pascoal deu as boas-vindas aos novos alunos, destacando o papel pedagógico e acadêmico da Escola. Segundo ele, os avanços promovidos pela área de pedagogia, e corpo docente de professores com formação em mestrado e doutorado, consolidam a atuação da Escola como parte integrante da academia.

“Vocês terão a oportunidade de vivenciar o ambiente do Tribunal de Contas e da Escola de Contas. Compartilhar esse conhecimento será uma experiência enriquecedora. Aqui não é apenas um tribunal fiscal. É um tribunal que também produz e compartilha conhecimento. Todos aqui têm uma trajetória, um currículo que contribui para esse intercâmbio tão valioso”, afirmou.

Dirceu Rodolfo ressaltou o apoio da presidência do TCE-PE para a execução dos cursos e lembrou a contribuição das gestões anteriores, especialmente dos conselheiros Carlos Porto e Marcos Loreto, na criação da estrutura e na aprovação dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação. “A Escola não vive per se (em si mesmo). Está ligada a grande engrenagem que é o Tribunal de Contas, e nossa função prioritária é produzir conhecimento para o corpo técnico, funcionando como escola corporativa, mas também atuando em uma função muito importante, de olhar para os gestores dos entes jurisdicionados, para promover trocas de conhecimento”, explicou. 

Vanja Guerra reforçou a importância dos cursos para o aprimoramento da gestão pública e citou novos projetos, como a criação de uma revista institucional e reformas no prédio para oferecer mais conforto aos estudantes.

Os estudantes, aprovados por meio de seleção pública com análise de documentação acadêmica, incluem servidores públicos do TCE-PE e de órgãos jurisdicionados, entre eles os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público Estadual. Cada curso oferece 30 vagas.

Com carga horária total de 360 horas e duração de três semestres, as disciplinas variam de 10 a 30 horas por módulo. Para aprovação, o aluno deve obter média mínima de 7,0 e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) — artigo científico ou projeto aplicado — orientado por docentes da Escola.

O curso Gestão Pública e Controle Externo, coordenado pela gestora de programas especiais do Tribunal, Fátima Brayner, busca aprimorar a atuação de profissionais em áreas da administração pública, com foco em resultados, eficiência, eficácia e transparência. Já o de Licitações Públicas e Contratos Administrativos, coordenado pela gerente e fiscalização de procedimentos licitatórios, Ana Tereza Ventura, visa formar especialistas em compras e contratações governamentais, unindo teoria, prática e legislação vigente.

As duas especializações integram o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Controle Externo e Sociedade, que possui sete linhas de pesquisa: administração pública, sociedade e democracia; controle externo; políticas públicas e ciência de dados; inovação no setor público; licitações e contratações públicas; contabilidade e controladoria no setor público; e responsabilidade fiscal. 

O programa reforça o papel estratégico da Escola de Contas na qualificação técnica e na melhoria da gestão pública em Pernambuco.

Confira mais imagens 📸

Escola de Contas, 8/8/2025


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) divulgou o Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE-PE) realizado entre 2023 e 2024 nos 184 municípios pernambucanos.

O estudo mostra que a média geral subiu de 5,2 para 7,9 no período. 

O índice varia de zero a 10 e tem como foco a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental.

A edição 2024 do ICA/TCE-PE avaliou sete eixos, incluindo dois novos: Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos. Esses se somam aos cinco eixos já analisados na edição anterior: Legislação, Colaboração, Formação, Material e Monitoramento. 

Os maiores avanços foram registrados nos eixos Formação, Material e Monitoramento, com influência da adesão dos municípios à plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

O levantamento também aponta aumento na formalização dos Planos Municipais de Alfabetização. Em 2023, 3% dos municípios tinham o plano. Em 2024, o percentual subiu para 41%.

APRESENTAÇÃO - Os dados foram apresentados nesta terça-feira (5), em reunião no TCE-PE, que contou com a presença do presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, e de Alexandre Negreiro, representando a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco; Andreika Amarante, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime); Gorette Aquino, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); e Vaneska Melo, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (UNCME). 

“Fico muito feliz com os avanços que registramos nesta segunda rodada do ICA/TCE-PE. Temos dado cada vez mais ênfase às políticas públicas na educação, em áreas como primeira infância, estrutura de escolas, transporte escolar, e agora, da alfabetização. E dessa forma, o Tribunal contribui gradualmente para fortalecer essa parceria e alcançar melhores resultados”, disse o presidente.

“A educação é uma prioridade para o Tribunal e a parceria com as entidades aqui representadas é muito importante, pois todas desempenham um papel de coordenação essencial”, afirmou o presidente. 

A presidente da Undime, Andreika Amarante, também comemorou os resultados. “Gostaria de agradecer, em nome de todos os dirigentes municipais e de todos os municípios, a acolhida que o Tribunal de Contas nos proporcionou, para que pudéssemos construir esses indicadores juntos e celebrar o avanço e a evolução desses dados”, afirmou.

Para Gorette Aquino, da Amupe, “é muito importante esse entendimento em parceria com o Tribunal, para que a gente possa dar mais qualidade, não só na educação, mas como em outras políticas públicas também. E esse papel o TCE tem exercido muito bem.”

A representante da UNCME, Vaneska Melo, também falou sobre a parceria entre as instituições.

"Teremos mais avanços, pois o Tribunal demonstra, atualmente, uma postura de escuta ativa e diálogo. Em nome de todos os conselhos do estado de Pernambuco, a Uncme expressa seu agradecimento por termos encontrado este canal”, disse. 

“Percebemos que o Tribunal hoje não se pauta apenas na denúncia, mas sim no monitoramento, acompanhamento e, principalmente, no diálogo", concluiu.

Também participaram do encontro a Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes, o Chefe de Departamento, Eduardo Siqueira e a Gerente de Fiscalização da Educação, Nazli Nejaim, responsáveis pelo estudo. 

Confira aqui a nota do ICA /TCE-PE do seu município 📚

Gerência de Jornalismo (GEJO), 6/8/2025


O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz José Inojosa de Medeiros, e o vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Carlos Neves, assinaram nesta segunda-feira (4) um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) para reforçar a proteção dos dados digitais do município.

A medida foi tomada após um ataque cibernético que interrompeu serviços como o agendamento do Cadastro Único (CadÚnico) e o sistema “De Olho na Consulta”. Um ataque anterior, registrado pela prefeitura, tirou o site do ar.

Esse é o primeiro TAG assinado pelo TCE-PE com foco exclusivo em segurança digital. Segundo Carlos Neves, relator do processo, a ameaça cibernética é global, e afeta a prestação de serviços essenciais, como os de saúde.


Ele destacou que o TAG não é uma punição, mas um instrumento de cooperação para melhorar a gestão pública. “A ferramenta é uma parceria para a construção de uma gestão pública segura, eficiente e de qualidade, pautada no diálogo e na colaboração conjunta com os órgãos de controle”, disse ele.

O acordo estabelece prazos para implantar medidas como:

• revisão de regras de uso de TI;

• controle de acessos;
• proteção de dados sigilosos;
• autenticação multifator;
• rotinas de backup;
• plano de resposta a incidentes.

O TAG será submetido a homologação pela Primeira Câmara do TCE-PE.

Leia a íntegra do acordo 📝

Gerência de Jornalismo (GEJO), 4/8/2025

ConcursoTCE25 materia
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou a lista de inscritos  no concurso público que será realizado este ano. 

Ao todo, 18.693 candidatos vão disputar as 59 vagas distribuídas entre os cargos de auditor (20), analista de controle externo (20), analista de gestão (17) e procurador (2) do TCE-PE. Os salários variam de R$17.419,63 a R$35.937,32, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Confira aqui a quantidade de inscritos por vagas. 

As provas estão marcadas para os dias 31 de agosto e 7 de setembro, no Recife. A divulgação dos locais dos exames, assim como os resultados finais, será feita no site da FGV, responsável pela organização do concurso.

De acordo com o edital, 5% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros (pretos e pardos), conforme determina a Resolução TC nº 286/2025 do Tribunal. 

O concurso terá validade de um ano, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período. 

Outras informações podem ser obtidas junto à FGV pelo telefone 0800 591 3078 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 4/8/2025

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00