Os servidores Regina Ximenes e Clebson Rodrigues, da Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação do TCE, participaram do treinamento sobre Auditoria de Sistemas e Tecnologias da Informação que ocorreu em Natal/RN, no período de 15 a 17 de dezembro passado. O treinamento foi promovido pelo Banco Mundial e teve como público alvo servidores dos Tribunais de Contas dos estados, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral de União.
Durante o treinamento, temas como Auditoria e Fiscalizações em TI, Governança de TI, Contratações de bens e serviços de TI nas visões do TCU e do Banco Mundial, bem como o uso de ferramentas de TI para apoio ao trabalho de Auditoria e como meio para prover informações à sociedade foram apresentadas e debatidas.
A programação do evento incluiu espaço para que os representantes dos diversos Tribunais de Contas apresentassem os sistemas de informação utilizados nas auditorias e as ferramentas de TI disponibilizadas para prover transparência das informações à sociedade.
Como representante do Tribunal de Contas de Pernambuco, a gerente de Auditoria de TI, Regina Ximenes, fez uma apresentação sobre as principais ferramentas e sistemas informatizados utilizados pelas equipes de fiscalização do TCE/PE (e-TDA, e-AUD, PA eletrônico), com destaque para o sistema SAGRES – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade, que disponibiliza dados sobre a execução orçamentária e financeira, licitações e contratos e pessoal, do Estado e dos Municípios jurisdicionados.
Além de servirem de subsídios para apoiar as atividades de planejamento e execução de auditorias, os dados do SAGRES disponibilizados no site do TCE/PE (ww.tce.pe.gov.br) através de painéis de BI (Bussiness Inteligence) constituem-se em importante ferramenta para viabilizar o controle social e prover transparência.
“O curso permitiu discutir temas de suma importância para as atividades de fiscalização de TI, e conhecer os sistemas e as ferramentas tecnológicas em uso nos demais Tribunais de Contas, também serviu para mostrar que o nosso Tribunal está totalmente alinhado, e em algumas situações num estágio até mais avançado que outros TCs, no que tange às ferramentas de TI disponibilizadas às equipes de auditoria e à sociedade”, destacou a gerente de Auditoria de TI, Regina Ximenes.
Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação (GATI)/ Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/01/2015