Está em funcionamento no Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) a nova versão do AuroraChat 2.0, a solução de Inteligência Artificial desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
A plataforma foi apresentada aos servidores por meio de uma reunião online que contou com a participação do presidente Valdecir Pascoal. “A Inteligência Artificial é um progresso da humanidade, mas precisamos ter cuidado com a segurança. A AuroraChat promove o uso de forma segura e tem o intuito de fazer com que o Tribunal seja ainda mais efetivo”, disse o conselheiro.
A chefe do DTI, Ana Carolina Morais, explicou que várias funcionalidades foram projetadas na AuroraChat para otimizar o trabalho e a eficiência dos sistemas do TCE-PE. “A nossa solução de IA é a única multi modelo, ou seja, pode ser usado GPT (OpenIA), o Gemini (Google) e o Claude (Anthropic). Os usuários poderão explorar e comparar os resultados dos diferentes modelos para atender a sua necessidade”, afirmou.
As mudanças incluem a escolha fácil de modelos, com a seleção de modelos de IA mais intuitiva, o gerenciamento de arquivos que permite uma navegação eficiente e intuitiva, o gerenciamento de prompts proporcionando uma maneira eficiente de criar e editar comandos específicos para cada necessidade, e funções de acessibilidade com comandos por voz e geração de respostas com som.
A nova versão pode ser acessada fora do ambiente do TCE, inclusive pelo celular.
A nova versão AuroraChat também foi apresentada aos gabinetes dos conselheiros, conselheiros substitutos, Ministério Público de Contas, e Procuradoria Jurídica, com destaque para a geração automatizada de ementas das decisões do TCE-PE por meio de um comando (prompt). A ação visa usar os benefícios da inteligência artificial para aprimorar e padronizar o processo de elaboração das ementas dos votos.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/11/2024