O TCE, por intermédio do grupo de sustentabilidade - ECOTCE, realizou na última quinta-feira 28 a doação de resíduos eletroeletrônicos, gerados por atividades desenvolvidas pela Gerência de Informação e Apoio Tecnológico - GIAT, ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife, conhecido como CRC Marista.
Foram doados 20 teclados, 20 fontes, 25 HD’s, 10 placas-mãe, 10 cabos de força, 12 cabos de vídeo, 8 fontes denotebook e 17 mouses, que foram armazenados pela equipe GIAT para realização do descarte adequado desses resíduos.
A equipe de sustentabilidade, representada pelas servidoras Vilma Mendonça de Azevedo e Andréa Gouveia de Lima, da Coordenadoria de Administração Geral (CAD), foi recebida pela assistente administrativa do CRC Marista, Silvana Feitoza, que apresentou as instalações e o trabalho desenvolvido pela instituição.
O CRC Marista é resultado de uma parceria entre a União Brasileira de Educação e Ensino por meio da Faculdade Marista, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério do Planejamento, além de contar com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.
REAPROVEITAMENTO - Resíduos eletroeletrônicos descartados por órgãos do governo, empresas e pessoas físicas são recuperados nesses centros e doados a telecentros, escolas e bibliotecas de todo o país. A iniciativa do CRC Marista visa promover a inclusão social e a profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade, além de contribuir para a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos de informática.
Cerca de cem jovens aprendizes de baixa renda atuam no local e participam de oficinas sobre recondicionamento de computadores, iniciação à informática, planilhas eletrônicas, entre outros, que consistem numa rede nacional de reaproveitamento de equipamentos de informática, formação profissional e inclusão digital.
As representantes do ECOTCE destacaram a importância desse tipo de parceria e a intenção de que ela seja expandida, por exemplo, com a realização de campanhas de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos trazidos pelos servidores, por meio da disponibilidade de um coletor de resíduos - ECOPONTO CRC Marista.
Silvana Feitoza ressaltou que o Centro sempre estará aberto para o recebimento de material, além de realização de oficinas, palestras, ou outras ações.
Confira abaixo o material doado pelo Tribunal:
Capacitação - A partir do próximo dia 10 de agosto, o CRC iniciará um novo curso de "Produção Colaborativa" para quem tem interesse nos temas de Economia Solidária, Produção Cultural e Colaborativa, Mapeamento Cultural e Auto Gestão. O curso é gratuito e voltado para pessoas a partir de 16 anos, estudantes ou concluintes do segundo grau.
O CRC Marista funciona no bairro de Apipucos, na Rua Jorge Tasso Neto. Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: 81 3441-1428.
Confira imagens da visita clicando aqui.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/08/2016