Dando continuidade aos trabalhos sobre o diagnóstico da meta 1 do Plano Nacional de Educação, o TCE finalizou, na última semana de agosto, a etapa de avaliação com o público externo por meio de encontros virtuais.
A meta 1 trata da universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e da ampliação da oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos.
A Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP) realizou oficinas em parceria com a Escola de Contas/TCEndo Cidadania, com os membros dos conselhos de educação dos municípios de Barra de Guabiraba, Águas Belas e Tuparetama, com temas específicos para cada um deles e comuns a todos.
Os temas dos grupos focais foram "Impacto da pandemia da Covid-19 na Educação Infantil Municipal'', ''Atuação do Conselho Municipal de Educação no município'', ''Cobertura da Educação Infantil no município (Meta 1 do Plano Municipal de Educação)'' e ''Oportunidades de melhoria na Educação Infantil''.
ll RESULTADOS ll
Os resultados destes encontros e de outros realizados anteriormente com os secretários de educação, conselho estadual de educação, Undime, professores, universidades, entre outros, além dos trabalhos em campo, vão compor o diagnóstico que vem sendo elaborado sobre a meta 1 da Educação Infantil.
No último dia de evento aconteceu o TCEndo Cidadania com o tema Educação Infantil. Na ocasião, centenas de pessoas, inclusive de outros estados, participaram também de forma remota. João Antônio Robalinho, gerente da GEAP e membro do Grupo de Trabalho de Auditorias Integradas em Políticas Públicas, explicou que “há interesse em trazer este tema para um evento do TCEndo para discutir os resultados. Nossa intenção é trazer proposições para que o TCE possa pensar em ações de formas municipal e estadual”.
O TCendo Cidadania é uma ação da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães que tem como objetivo estimular o controle social, especificamente os conselhos municipais por meio de capacitações, fóruns, palestras, entre outros.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/09/2021