Uma cartilha, lançada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), traz orientações sobre a prevenção ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho. A publicação tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o tema, contribuindo com uma cultura de respeito, igualdade e justiça dentro das instituições públicas.
“O assédio e a discriminação, quando ocorrem, constroem um ambiente comprometedor para as relações sociais e afetivas das vítimas, causando danos a sua saúde física e mental”, explica o documento.
Na cartilha é possível entender mais sobre assédio, identidade de gênero, racismo, machismo, capacitismo, etarismo e intolerância religiosa. Além disso, fala sobre a importância de denunciar os casos de assédio, e explicações sobre como fazer as denúncias.
“A cartilha é uma manifestação clara do nosso compromisso de construir um Tribunal que aceita a diversidade, repudia qualquer forma de discriminação, e combate de maneira incisiva o assédio em todas as suas formas”, afirmou o presidente Valdecir Pascoal, no prefácio do documento.
O material foi elaborado em conjunto pelas equipes do Tribunal de Contas e Universidade de Pernambuco, como parte das ações do Plano de Logística Sustentável do TCE-PE, que tem como um dos eixos o tema "Igualdade no Ambiente de Trabalho".
A cartilha está disponível no site do TCE-PE. Clique aqui para acessar 📔.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/05/2024