Ranilson Ramos é o mais novo cidadão recifense
O conselheiro Ranilson Ramos recebeu, na tarde desta quarta-feira (29), o título de ‘Cidadão da Cidade do Recife’ da Câmara de Vereadores da capital. A homenagem, proposta pelo vereador e presidente da Casa José Mariano, Romerinho Jatobá, aconteceu em sessão solene do legislativo municipal, no bairro da Boa Vista.
A honraria é destinada a pessoas físicas – brasileiras ou estrangeiras, mas radicadas no Brasil – que prestaram serviços relevantes ao município ou à população. O ex-secretário municipal de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, também foi homenageado. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara do Recife no YouTube.
Ao falar da trajetória do agraciado, que é economista e natural de Orocó, no sertão pernambucano, o vereador Samuel Salazar destacou o compromisso de Ranilson Ramos com o bem público, do seu exemplo de liderança e excelência profissional.
“Celebramos aqui não as realizações do conselheiro, mas os valores que ele representa. No Tribunal, sempre buscou promover a eficiência, a transparência e a responsabilidade fiscal, trabalhando pelo desenvolvimento sustentável e pelo uso correto dos recursos públicos em benefício da sociedade. Hoje, Ranilson, o povo do Recife lhe recebe de braços abertos como cidadão recifense”, saudou Salazar.
Nos agradecimentos, Ranilson lembrou de sua chegada a Recife, da família, dos amigos, dos desafios e do aprendizado na vida pública, especialmente no TCE-PE. “Eu me inspirei nesta cidade, que hoje também é oficialmente minha e, como ela, construí pontes por onde passei”, disse o mais novo cidadão recifense, que dedicou o título a todas as crianças pernambucanas e do Brasil.
PRESENÇAS - Prestigiaram a solenidade o presidente Valdecir Pascoal e os demais conselheiros do TCE-PE; os conselheiros substitutos; o procurador-geral Ricardo Alexandre e demais procuradores do Ministério Público de Contas; além de autoridades e representantes dos poderes legislativo e judiciário, servidores do TCE-PE, familiares e amigos do homenageado.
TRAJETÓRIA – Indicado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Ranilson Ramos ingressou no TCE-PE em maio de 2013. Como presidente da instituição (2022-23), focou no controle das políticas públicas e na proteção do meio ambiente, uma das prioridades de sua gestão.
Entre os principais resultados de sua administração, está o fim dos lixões em todos os municípios pernambucanos, em 2023, considerado um marco histórico para a questão ambiental no Estado, fruto de um trabalho do Tribunal pela destinação adequada dos resíduos sólidos.
Outra conquista importante foi a ampliação das ações de fiscalização para melhoria da infraestrutura e do transporte escolar, da cobertura vacinal, além da proteção dos direitos da Primeira Infância.
Antes de ingressar no TCE-PE, Ranilson Ramos foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Petrolina (1985-86) e deputado estadual por três mandatos – no primeiro, relatou o capítulo sobre tributação da Constituição Estadual, promulgada em 1989.
Na gestão pública, coordenou Programas de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia; presidiu a Agência de Regulação do Estado (Arpe); e foi secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária.
Atualmente, preside a Segunda Câmara do TCE-PE e é diretor de Relações Institucionais do Instituto Rui Barbosa (IRB). Também no IRB, Ranilson preside o Comitê Técnico de Desestatização e Parcerias Público-Privadas.
Imagens do evento 📸
Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/05/2024