Três artigos de servidores do TCE-PE, produzidos em coautoria com pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foram aprovados para integrar a trilha de inovação do 20º Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que acontece entre os dias 20 e 23 de maio, em Juiz de Fora (MG).
Os artigos são relatos de projetos de inovação feitos a partir de um convênio de cooperação, celebrado há quatro anos entre TCE-PE e UFRPE.
O convênio reúne 23 profissionais de pesquisa que atuam em seis células de inovação (inteligência artificial, mineração de dados, gestão de pessoas, melhoria de processos, segurança da informação e garantia de qualidade de software), com projetos nas áreas de fiscalização, planejamento, informática, gestão de pessoas e Ouvidoria.
Os trabalhos selecionados foram:
- “Cultura de Segurança da Informação - Um Relato de Oficinas para Conscientização de Servidores em Organizações Públicas" (Alice Paredes, Ana Carolina Chaves, Edgard Távora e pesquisadores da UFRPE: George Valença, Fernando Aires, Rennan Cabral - célula de segurança da informação - DTI/DGG);
- "Ferramenta para Auxílio à Auditoria de Editais Municipais para Compra de Medicamentos" (Adriano Marabuco e pesquisadores da UFRPE: George Valença, George Cabral, Arthur Silva, Vicente Sampaio - mineração de dados - GINF);
- "Políticas Públicas Baseadas em Evidências: um Sistema para Visualização e Análise da Mortalidade Infantil de Pernambuco" (Glória Fraga e pesquisadores da UFRPE: George Valença, Matheus Silva, Abílio Neto, Hugo Silva, Kellyton Brito - políticas públicas - DGG).
O primeiro artigo propõe a realização de oficinas de segurança como uma alternativa para aumentar o interesse pelo tema, auxiliar o aprendizado, e apoiar a geração de boas práticas de segurança no contexto do TCE-PE.
O texto “Ferramenta para Auxílio à Auditoria de Editais Municipais para Compra de Medicamentos” traz uma solução para a automação da fiscalização de compras públicas de medicamentos, por meio de uma ferramenta capaz de auxiliar na análise de preços dos editais.
“Políticas Públicas Baseadas em Evidências: um Sistema para Visualização e Análise da Mortalidade Infantil de Pernambuco” trata do desenvolvimento de um sistema de informação que objetiva facilitar a visualização, análise e tomada de decisões para possíveis auditorias.
O simpósio, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, tem como tema principal este ano “Perspectivas e Tendências dos Sistemas de Informação na Agricultura Digital”.
Outros três artigos, também produzidos pelos servidores do TCE-PE, em parceria com a UFRPE, serão apresentados em outro evento a ser realizado nos próximos meses em Brasília, o 12º Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE), como parte da programação do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC).
Os trabalhos selecionados foram:
- Inteligência Artificial no Controle Externo – Qual é a Visão de Profissionais de Auditoria dos Tribunais de Contas? (George Valença, Ana Carolina Chaves, Willams Brandão);
- Utilizando IA Generativa Para Simplificação de Documentos Oficiais da Área de Contas Públicas (Matheus Silva, Karine Alves, Fábio Pedrosa, Edney Santos, Kellyton Brito, Hugo Alves, George Valença);
- Development of a Human Resources Management Platform at TCE-PE: A Needs Assessment Report (Iury Tavares, Robson Medeiros, George Valença, João Victor Silva, Uilca Cardoso e Ana Carolina Chaves).
Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/05/2024