O conselheiro Ranilson Ramos esteve em Salvador, nesta quinta-feira (10), para uma visita ao Tribunal de Contas da Bahia (TCE-BA). Ele foi recebido pelo conselheiro Gildásio Penedo Filho, que representou o presidente da instituição, Marcus Presídio. Também participaram da reunião o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Ronaldo Sant’Anna, e o secretário de Controle Externo, José Raimundo Bastos.
Além de integrar o TCE-PE, Ranilson preside o Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações do Instituto Rui Barbosa (IRB). Durante a visita, ele solicitou o apoio do TCE-BA e do TCM-BA para a realização do VII Encontro Técnico dos Tribunais de Contas sobre Fiscalização de Concessões e PPPs, previsto para ocorrer entre 29 de setembro e 2 de outubro. O evento reunirá especialistas, técnicos e representantes dos 33 Tribunais de Contas do Brasil.
Ranilson destacou a importância do encontro para ampliar o conhecimento e o debate sobre concessões e parcerias público-privadas entre os órgãos de controle externo.
“Realizamos esse evento anualmente em diferentes estados e acreditamos que Salvador reúne todas as condições para sediar esta edição. A Bahia se destaca nacionalmente nesse campo, tanto pelo protagonismo do Estado em projetos bem-sucedidos de concessões e PPPs quanto pela atuação qualificada dos Tribunais de Contas”, afirmou.
Ele também ressaltou que os debates terão caráter essencialmente técnico, contando com a participação de universidades e especialistas de áreas como transporte e energia.
“Trazer o evento para Salvador será uma oportunidade de compartilhar experiências, conhecer cases locais e aprofundar o debate sobre os desafios e oportunidades da desestatização e das PPPs no Brasil”, concluiu.
Ao final da reunião, o conselheiro Gildásio Penedo Filho afirmou que o convite será analisado pelo presidente do TCE-BA.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/4/2025, com informações do TCE-BA