Na sessão desta quarta-feira (22), o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) fez uma homenagem aos auditores de controle externo, em razão do Dia Estadual da categoria.
“Não haverá um Tribunal de Contas efetivo sem um segmento de auditoria de excelência. O auditor é peça fundamental para garantir a boa gestão”, disse o presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, para um auditório repleto de auditores. “Um julgamento de contas efetivo só ocorre com a instrução processual dos auditores”, completou.
O conselheiro Marcos Loreto também parabenizou os auditores pela data. “O Tribunal de Contas de Pernambuco tem muito orgulho dessa classe, que é referência para todo o Brasil”, comentou.
O conselheiro Dirceu Rodolfo chamou atenção para a unidade entre auditoria e julgamento. “Aqui no Tribunal a função do auditor não é acessória às funções do conselho”, ressaltou.
Já o conselheiro Carlos Neves afirmou que a data provoca reflexões. “Ao homenagear os nossos auditores, somos levados a pensar na importância de cada um na engrenagem do controle externo, e sobre a essencialidade do TCE-PE para a boa gestão pública”.
O conselheiro Ranilson Ramos enfatizou o aprendizado diário que tem com os auditores. “Sou muito feliz de estar nesta casa e ter a tranquilidade de assinar um voto sabendo da capacidade do corpo de auditores”, disse.
Também prestaram homenagem aos auditores os conselheiros substitutos Luiz Arcoverde Filho e Ricardo Rios, este último auditor-geral do TCE-PE; além do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre. Todos destacaram a importância do auditor de controle externo para a sociedade.
DIA DO AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – A homenagem aos auditores ocorre todo 27 de abril, sendo implementada a partir da Lei Estadual n° 16.241. Durante a sessão do Pleno, Valdecir Pascoal explicou que devido ao feriado do 1 de maio (dia do trabalhador) e pautas com processos longos nos dias 8 e 15, a data passou para hoje.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/05/2024