Servidores do TCE-PE participaram, na última quinta - feira (23), da reunião mensal sobre o monitoramento do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal.
Na reunião professores da Universidade de Pernambuco (UPE) fizeram apresentações detalhando os projetos dos eixos do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Contas, que é um documento que irá estruturar o planejamento de iniciativas sustentáveis da casa, previstas para o período de 2023 a 2026.
Um dos projetos apresentados no encontro, foi a implementação de Ações Sustentáveis, como a coleta seletiva, que fazem parte do eixo de Compras Sustentáveis, e que teve apresentação da professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Emilia Rabbani.
Na ocasião, a professora Emilia Rabbani destacou a entrada do Tribunal de Contas de Pernambuco na rota da Empresa de Limpeza Urbana de Recife - Emlurb para coleta seletiva e também a importância da reciclagem desses resíduos para as cooperativas e catadores do Recife.
“Meu desejo com esse projeto é conquistar o coração dos 1.200 funcionários do TCE, para que eles adiram não só isso dentro trabalho, mas em suas casas, ou seja, levem essa rota para sua casa para que possam separar seu resíduo e que conheçam a vida dos catadores, porque eles estão fazendo um papel social e ambiental muito importante”, disse a professora.
Outro projeto importante destacado na reunião foi a do Selo Procel, que faz parte do eixo de Eficiência Energética, e que teve apresentação do professor especialista Manoel Marinho, da Universidade de Pernambuco - UPE/POLI, e indica os melhores equipamentos em termos energéticos.
“A avaliação da eficácia energética de órgãos públicos no Brasil é recente, cerca de oito anos atrás, sendo o TCE do Estado de Minas Gerais como um dos primeiros tribunais de contas a implantar essa iniciativa e adquirir o Selo Procel Edificações, recebendo a categoria A”, ele explicou.
“A ação do TCE de Pernambuco demonstra o comprometimento em promover a eficiência energética, a sustentabilidade ambiental e a gestão responsável dos recursos públicos. Sua implementação no órgão representa um passo importante para a construção de um futuro mais sustentável e eficiente”, concluiu.
Além da Coleta Seletiva e Selo Procel, foram apresentados os projetos Qualidade de Vida - Saúde Mental, Sustentabilidade em Ação, TCE + Igual e TI Verde.
As reuniões mensais do Plano de Logística Sustentável (PLS) acontecem na última quinta-feira de cada mês.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/05/2024