O transporte público com modelagem de tarifa zero para o usuário, e a gestão dos sistemas informacionais do transporte coletivo foram os temas centrais debatidos durante a 3ª oficina técnica do Comitê Técnico de Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações dos Tribunais de Contas do Instituto Rui Barbosa (CT PPP – IRB), promovida pelo IRB e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Realizado virtualmente na última terça-feira (03), o evento foi mediado pelos servidores do TCE-PE, Fernando Rolim (auditor) e Noemi Falcão (assessora técnica de gabinete), que representou o conselheiro Ranilson Ramos, presidente do Comitê Técnico.
O encontro reuniu especialistas de diversas áreas para debater temas estratégicos na gestão do transporte público brasileiro.
A primeira palestra foi do consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras, Frederico da Silveira Barbosa, que abordou o tema “Transporte público com modelagem de tarifa zero para o usuário”, destacando a necessidade de cautela por parte dos gestores públicos.
O superintendente de Tecnologia da Informação e Comunicação da São Paulo Transporte S/A (SPTrans), Maurício Lima Ferreira, abordou a gestão de dados, defendendo um foco maior no passageiro, e não no veículo utilizado no transporte.
Antônio Almeida de Sousa, auditor do TCM-SP, reforçou o papel da tecnologia no monitoramento do sistema de transporte público, compartilhando resultados de auditorias realizadas em São Paulo.
O encontro reuniu profissionais de tribunais de contas, agências reguladoras, empresas públicas e universidades, além de especialistas em regulação e controle público.
Gerência de Jornalismo (GEJO) com informações do IRB, 10/12/2024