Uma oficina com o objetivo de aprimorar a gestão de pessoas por meio de sistemas de TI foi realizada, na última quarta-feira (1), na Escola de Contas do TCE. O momento, que contou com a participação de gerentes de várias áreas, foi resultado de um esforço conjunto do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A iniciativa visa modernizar e integrar os sistemas de gestão de pessoas, tornando o processo mais simples, ágil e eficiente. Na ocasião, foram utilizadas técnicas de Design Thinking e de pesquisa qualitativa para identificar os principais desafios e necessidades dos usuários.
“Identificamos a necessidade de evoluirmos com vistas a reduzir o operacional e integrar os sistemas gerando uma experiência centralizada, melhor e mais intuitiva, tanto para os gestores dos sistemas no DGP, quanto para os usuários da Casa”, disse Uilca Cardoso, diretora de Gestão de Pessoas.
O processo envolveu a coleta de opiniões com os participantes da oficina. A próxima etapa será a análise das contribuições para categorização. Posteriormente será realizado também outro levantamento, com a aplicação de entrevistas ou questionários, para a priorização das situações identificadas.
O novo Sistema de Gestão de Pessoas, que está sendo iniciado pelos módulos "Férias" e "Desenvolver", também foi apresentado. Ana Carolina Chaves, Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, explicou, “É importante alinharmos algumas diretrizes e funcionalidades para esse novo sistema, que tem como objetivo promover a agilidade e integração no nosso dia a dia."
Ao final da oficina, um protótipo para a área do servidor foi apresentado, exibindo uma interface otimizada e personalizada para os usuários.
A equipe responsável pelo projeto vai incorporar as informações coletadas ao novo sistema, cuja implementação está prevista para 2024.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/11/2023