Na última sexta-feira (27), o TCE-PE promoveu uma “Oficina de Resposta a Incidente de Segurança da Informação de Grande Impacto” visando aprimorar as respostas da gestão a um possível incidente de relevantes proporções na área de Tecnologia da Informação.
O evento foi realizado em conjunto pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), a Gerência de Segurança da Informação e Privacidade de Dados (GSIP/DGG) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco e teve a condução do professor da UFRPE, Fernando Aires. “O ataque de ransomware aumentou 51% no último ano, na América Latina. Esse primeiro momento será um exercício, onde vamos simular um incidente de grande impacto no TCE-PE, levando os participantes a pensar nas soluções”, disse ele.
De acordo com a gerente da GSIP/DGG, Alice Paredes, as soluções encontradas para os problemas apresentados durante a oficina irão contribuir para o aprimoramento do Plano de Resposta a Incidente de Grande Porte do TCE-PE. “Sem descuidar da prevenção, estamos buscando melhorar a nossa capacidade de resistir, responder e recuperar o ambiente diante de um incidente ”, afirmou.
Participaram da oficina representantes de áreas como Gabinete da Presidência, Diretoria Geral, Diretoria de Gestão e Governança, Diretoria de Comunicação, Diretoria de Controle Externo, Coordenadoria de Administração Geral, Departamento de Tecnologia da Informação, Procuradoria Jurídica, Escola de Contas Públicas e Ouvidoria.
O próximo encontro acontecerá no dia 11 de outubro.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/9/2024