O presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPG) e procurador geral do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC-RN), Luciano Ramos, realizou na manhã de ontem (28) uma visita ao presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Valdecir Pascoal.
O objetivo da visita foi fortalecer o diálogo institucional entre os órgãos e estabelecer algumas ações prioritárias para 2014. Um dos principais pontos levantados foi o da realização da Copa do Mundo no Brasil. O procurador apresentou um projeto para execução de seminários conjuntos entre MPC's e TC's, discutindo a Copa em geral, abordando assuntos como obras, gastos públicos, endividamentos, entre outros.
A pretensão do CNPG é que esse seminário ocorra entre abril e maio deste ano, o modelo proposto prevê a realização de 5 seminários em algumas sedes da competição, no caso: Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e Brasília. O projeto prevê a vinda de especialistas da África do Sul e da Alemanha, últimas sedes de Copa do Mundo, em 2010 e 2006, respectivamente, e também do Reino Unido que realizou as Olimpíadas de 2012. Essa troca de experiências contribuirá para avaliar como o Brasil pode, sobretudo na ótica do controle, avançar na promoção da competição.
Na ocasião, também esteve presente o procurador geral do MPCO de Pernambuco, Cristiano Pimentel.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/01/2014