Os servidores do TCE, Bethânia Melo e Breno Spindola estarão entre os participantes da 1ª Capacitação Internacional dos Tribunais de Contas em SAI PMF (Supreme Audit Institutions Performance Measurement Framework), que acontece de 05 a 09 de maio em Belo Horizonte. O curso é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Tribunal de Contas da União, Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, em parceria com o Banco Mundial.
Esse evento, o primeiro a se realizar no Brasil para a capacitação de Tribunais de Contas, tem por objetivo habilitar técnicos das Cortes de Contas brasileiras e também de outros países de língua portuguesa em SAI PMF. A ferramenta, desenvolvida pela INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions), proporciona uma avaliação objetiva e qualitativa do desempenho da entidade de controle e o autodiagnóstico referenciado nas boas práticas e nas normas internacionais, possibilitando ainda, medir o progresso das instituições ao longo do tempo.
Segundo Breno Spindola, a aplicação do SAI PMF, com as devidas adequações à realidade do TCE-PE, está bastante alinhada ao plano estratégico do Tribunal. “Essa ferramenta vai contribuir sobremaneira para o fortalecimento do Tribunal, pois trata de métodos de mensurar não apenas o desempenho do órgão, como também o valor e os benefícios gerados para a sociedade. Uma vez implantado o modelo nos demais TCE’s, além da auto-avaliação, será possível também a comparação e a consequente troca de boas práticas entre os tribunais de uma forma sistemática”, afirmou Breno.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/04/2014