O procurador do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Leonardo Osório Mendonça, esteve, na manhã desta quinta-feira (10), no Tribunal de Contas para uma visita ao presidente, conselheiro Valdecir Pascoal. Ele veio agradecer a disponibilização do auditório do TCE, para o lançamento da campanha “Trabalho Infantil não é Legal. Não Compre”.
A campanha será lançada no próximo dia 15, às 9h, no auditório Nilo Coelho, no décimo andar do prédio sede. O objetivo é evitar que a sociedade consuma bens e serviços que sejam oferecidos por crianças e adolescentes. “Esse trabalho se faz necessário, uma vez que a cultura do trabalho infantil ainda é permitida e vista como natural pela sociedade. Através das políticas públicas, é possível tentar coibir a prática”, afirmou o procurador Leonardo Osório. “Temos que chamar a atenção da população para as conseqüências decorrentes da exploração da mão de obra infantil”, acrescentou.
A campanha, cuja justificativa são os números do trabalho infantil no Estado, ganha força este ano em razão da Copa do Mundo e das eleições de outubro, datas que, segundo o procurador, terão atenção especial de instituições fiscalizadoras como o MPT.
O Conselheiro Valdecir Pascoal parabenizou o Ministério Público do Trabalho pela campanha e sugeriu que essa parceria fosse estendida aos Tribunais de Contas do Brasil que têm a missão constitucional de avaliar a qualidade das políticas públicas, inclusive as relacionadas com a erradicação do trabalho infantil.