O Tribunal de Contas formalizou o projeto "Melhoria dos Processos de Contas de Governo e de Gestão", que visa a otimização dos procedimentos e a construção de um modelo para o processo de Prestação de Contas eletrônico.
A primeira etapa do projeto será de identificação e documentação do trabalho atual, o chamado AS IS do processo, seguidas da análise e tratamento dos problemas encontrados. "Os procedimentos de trabalho atuais serão analisados por meio de entrevistas com as áreas responsáveis pela execução diária. Esse entendimento servirá como base para apreciação e identificação de melhorias, produzindo, ao final, um novo desenho para o processo”, afirmou Eury Pacheco, gerente do projeto. “Com a implantação das melhorias teremos ganhos de celeridade e qualidade", continuou.
As mudanças vão gerar impacto na elaboração das prestações de contas por parte dos jurisdicionados, que vão precisar enviar todos os documentos para o TCE assinados eletronicamente. Por isso, a preocupação do Tribunal em implantar o projeto por etapas. "A gestão de um processo não se dá de forma estática. O seu modelo será modificado sempre que for necessário, realinhando a uma nova norma ou tecnologia", comentou a coordenadora do projeto, Glória Maria Fraga. Neste sentido, a servidora disse que "serão estabelecidos ciclos de reavaliação dos processos".
Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/04/2014