A equipe da Ouvidoria do TCE esteve nas cidades de Garanhuns, Arcoverde e Palmares para a realização dos projetos “Parcerias Regionais Permanentes” e “Ouvidoria Itinerante”. Os encontros, que tiveram a participação dos servidores Eduardo Neves, Antônio Meira, Dácio Rijo e Germana Alves, aconteceram entre os dias 28 de abril a 26 de maio nas Inspetorias de Garanhuns e Arcoverde e na Escola Agrícola de Palmares. Na ocasião, foram firmadas e reativadas mais de 30 parcerias com os representantes das entidades do terceiro setor, estabelecendo um canal de comunicação aberto e permanente entre o cidadão e o Tribunal.
A visita às cidades teve como objetivo divulgar as ações do TCE, estimular a participação dos parceiros no controle social e esclarecer as entidades sobre o trabalho da Ouvidoria.
“Além do conhecimento que as palavras desta capacitação transmitem, pode-se ver que, a ação de interiorizar os serviços da Ouvidoria gera um sentimento de aproximação com os cidadãos, de tal forma que as pessoas começam a ver o Tribunal como um parceiro e não apenas como órgão fiscalizador”, disse Eduardo Neves, Coordenador da Ouvidoria.
A Ouvidoria do Tribunal é o espaço aberto ao cidadão tanto para encaminhamento dos pedidos de informação respaldados pela Leide Acesso à Informação, quanto para denúncias de irregularidades. Iniciativas como essa são uma forma do TCE incentivar a sociedade a colaborar com o trabalho de fiscalização da aplicação do dinheiro público,contribuindo assim para a transparência e o controle social.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/05/2014