O TCE promoveu nesta segunda-feira (22), um bate-papo sobre "Condução Assistida e Comportamento Seguro no Trânsito", para lembrar o Dia Mundial sem Carro. A campanha, que começou em algumas cidades da Europa, vem se espalhando pelo mundo e ganhando cada vez mais adeptos. O encontro foi no auditório Nilo Coelho, no prédio anexo do Tribunal.
O evento, promovido pelo ECO TCE e Programa TCEndo Saúde contou com a presença de representantes da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), que falaram sobre normas de trânsito, uso de equipamentos de segurança e sobre a utilização de bicicletas como uma alternativa para a mobilidade nos grandes centros urbanos. No evento foi feita a inscrição dos servidores interessados no serviço de condução assistida, oferecido por entidades como Bike Anjo.
José Lourenço Soares Neto, coordenador de pesquisa da Ameciclo, disse que o bate-papo contribuiu para sensibilizar os servidores do Tribunal e mostrar que bicicletas e automóveis podem dividir espaço nas ruas de forma harmoniosa. "Para isso, basta respeitar as leis de trânsito e usar equipamento de segurança”, comentou.
Usuário de bicicleta há alguns anos, o servidor Eduardo Montenegro, do NPC, afirmou que a conversa com o pessoal da Ameciclo serviu para esclarecer algumas dúvidas, não só para as pessoas acostumadas ao uso das bikes, mas também para os usuários eventuais, que sentem-se inseguros em dividir espaço público com os automóveis.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/09/2014