O TCE oferece à sociedade um canal direto de comunicação para sugestões, denúncias, críticas e reclamações. Trata-se da Ouvidoria, um importante instrumento de controle social que auxilia na busca pela eficiência da prestação do serviço público.
A Ouvidoria recebeu, do início do ano até o dia 31 de agosto, 985 demandas. Delas, 569, quase 60%, foram relativas a irregularidades dos atos de gestão. As demais se dividiram entre orientações técnicas, sugestões e elogios.
A internet foi o meio mais acessado pelo cidadão para contato. 680 demandas chegaram via email; 86 foram repassadas por meio de ligações telefônicas; 75 pelo Disque Ouvidoria; 33 apresentadas pessoalmente, na sede do TCE; 16 encaminhadas por carta e outras 95 chegaram sem identificação do demandante, o que impossibilitou o retorno por parte do Tribunal.
O coordenador da Ouvidoria, Eduardo Porto Carreiro, informou que 68% das demandas recebidas no período foram concluídas pelo próprio setor. Apenas 33 encontram-se em análise pelos segmentos competentes, dado que ilustra a contribuição dao setor para o alcance das metas mobilizadoras do TCE, levando-se em consideração que, quanto menos demandas forem repassadas às unidades técnicas, mais tempo elas terão para dedicar-se ao julgamento dos processos.
O contato com a Ouvidoria pode ser feito por meio do telefone 0800 081 1027, pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda pessoalmente, na sede do Tribunal de Contas, na Rua da Aurora, 885, Boa Vista.
Acesse aqui a página da Ouvidoria.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/09/2014