O Tribunal de Contas definiu uma equipe para realizar uma autoavaliação sobre o desempenho da Instituição. As informações vão servir de base para a revisão do plano estratégico do Tribunal, como também para a avaliação do TCE-PE por meio do Projeto de Qualidade e Agilidade da ATRICON, que acontece no próximo ano. A ferramenta a ser utilizada na avaliação é a SAI-PMF (Supreme Audit Institutions Performance Measurement Framework).
Desenvolvida pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), a SAI-PMF proporciona uma avaliação objetiva e qualitativa do desempenho das entidades de controle, como o Tribunal de Contas. O autodiagnóstico, referenciado nas boas práticas e nas normas internacionais possibilita ainda medir o progresso das instituições ao longo do tempo.
O grupo de trabalho, coordenado pela servidora Rosana Komuro (GECI/DGG), será responsável por atividades como, treinamento dos representantes das áreas-chave, chamadas de "domínios" na ferramenta, coleta de dados e elaboração da primeira versão do Relatório de Desempenho do TCE-PE, a ser apresentado durante Seminário de Planejamento, em dezembro. A versão final do Relatório deverá ser finalizada em janeiro de 2015. A equipe é formada por representantes de cada um dos sete domínios de atuação do SAI-PMF. São eles: Domínio A, Relatórios da EFS; Domínio B, Independência e Marco Legal; Domínio C, Estratégia para Desenvolvimento Organizacional; Domínio D, Normas e Metodologia; Domínio E, Estruturas de Gestão e Apoio; Domínio F, Recursos Humanos e Liderança; e Domínio G, Comunicação. A Portaria que regulamenta o grupo, TC n. 354 de 03/09, foi publicada no Diário Oficial em cinco de setembro.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/09/2014