Os gestores da área de saúde do Estado têm até a próxima terça-feira, 31 de maio, para encaminhar ao Tribunal de Contas da União (TCU) o questionário eletrônico com informações sobre a situação do setor em Pernambuco. A pesquisa faz parte do Projeto IGOV – Saúde, coordenado pelo TCU com a participação dos Tribunais de Contas do país e o apoio do IRB (Instituto Rui Barbosa).
O trabalho tem caráter preventivo e pedagógico e visa levantar as deficiências e as boas práticas na área, para melhorar a governança e gestão de saúde, assegurando a prestação de um serviço de melhor qualidade à população.
Para divulgar o projeto e sensibilizar os gestores para a importância da participação, o TCE-PE promoveu, em março passado, evento reunindo os secretários de saúde do estado e municípios e presidentes dos Conselhos de Saúde estaduais e municipais.
O acesso ao questionário é feito através do site do TCU (www.tcu.gov.br), no campo destinado à Governança e Gestão da Saúde. É preciso preencher os dados com as informações do gestor e do presidente do Conselho de Saúde da região.
Concluído o processo de encaminhamento, as instituições de saúde vão receber um relatório diagnóstico que subsidiará as ações de melhoria da governança e gestão em suas respectivas unidades. O esclarecimento de dúvidas e a obtenção de mais informações é possível por meio do endereço igovsaudetcepe@gmail.
De acordo com a Divisão de Contas de Autarquias e Fundações do TCE, em Pernambuco o projeto já conta com uma adesão de quase 100%.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/05/2016