Servidores do Tribunal de Contas participaram, na última sexta-feira (23), do "I Seminário de Técnicas Investigativas de Combate à Corrupção e Lavagem de dinheiro", realizado pela Secretaria de Defesa Social e Polícia Civil de Pernambuco, no Centro de Convenções em Olinda. O procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, representou o TCE na solenidade de abertura, compondo a mesa de autoridades ao lado de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público de Pernambuco e da Secretaria de Defesa Social, que fizeram a abertura formal do evento.
A palestra inicial, que teve como tema "Perspectivas de Cooperação para as Ações de Inteligência e Combate à Corrupção", foi proferida pelos assessores de pesquisa e inteligência do Tribunal de Contas, Francisco Gominho e Walter Rabelo, com apoio do também assessor José Isídio. A apresentação abordou o papel do TCE-PE no combate à corrupção, tanto no exercício do controle externo quanto no fomento ao controle social, os casos e as técnicas de obtenção de dados negados ao controle externo e a importância da cooperação entre as instituições desde o início dos trabalhos relacionados à investigação de casos que apresentem indícios de práticas corruptas, notadamente quando perpetradas por organizações criminosas. Essa colaboração está prevista na Lei Federal Nº 12.850/2013, que dispõe sobre tais organizações (inciso VIII do art. 3º).
A programação do evento seguiu com palestras sob a responsabilidade do Conselho de Controle de Atividades Financeiras/Ministério da Fazenda, do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro – LAB/LD/SDS e da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública (DECASP) da Polícia Civil.
O seminário contou com a presença de policiais civis, promotores de justiça, auditores da fazenda e demais servidores públicos interessados nos temas em debate.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/09/2016