A luta no enfrentamento do novo coronavírus não é uma responsabilidade apenas do Poder Público, mas exige um compromisso e esforço coletivo também das instituições e sociedade civil para colaborar com as medidas instituídas pelos órgãos de saúde e auxílio aos mais necessitados.
Pensando nisso, o Tribunal de Contas do Estado lançou esta semana uma campanha junto aos servidores para arrecadar fundos destinados à compra de equipamentos de proteção individual. A iniciativa busca contribuir para a proteção dos profissionais de saúde envolvidos diretamente no combate à Covid-19 no Estado.
Os donativos serão destinados à aquisição de face Shields (máscara de proteção feita em acrílico), máscaras e capotes que servirão de proteção aos profissionais de saúde lotados nos hospitais públicos de Pernambuco, que já sofrem com a carência dos equipamentos, agravada pelo aumento de casos que tendem a comprometer o pleno funcionamento do sistema de saúde pública estadual nesta fase de pandemia.
Cumprindo as medidas de isolamento instituídas pelo Governo do Estado na prevenção e combate à doença, as contribuições poderão ser realizadas de casa pelos servidores interessados até o próximo dia 8 de abril. Basta clicar aqui para acessar e preencher o formulário de adesão, fazendo uso da conta de e-mail do TCE-PE.
Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas do TCE, Breno Spíndola, a iniciativa exercita e reforça o lado cidadão e humanitário dos servidores, requerendo uma participação conjunta de todas as áreas do Tribunal. “Ela servirá para minimizar as deficiências atuais do sistema de saúde, que se encontra em situação precária para atender a todos os casos suspeitos e no tratamento dos pacientes com Covid-19 em Pernambuco”, concluiu.
CASOS - Dados divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde apontam para 78 o número de casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco, com seis óbitos oficialmente registrados. Os municípios mais atingidos são Recife (52), Jaboatão dos Guararapes (6) e Olinda (5). Atualmente, Pernambuco é o terceiro estado com o maior número de mortos pela pandemia no país, atrás de São Paulo (113) e Rio de Janeiro (18).
As secretarias de saúde dos Estados informaram que até às 22h20 desta segunda-feira (30) o número de infectados no país já ultrapassa os 4.660 casos e o de mortos chegou a 165. A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde é para que mantenham o isolamento social e intensifiquem os procedimentos de higiene como formas mais eficazes de frear o avanço da pandemia no país (#fiqueemcasa).
Gerência de Jornalismo (GEJO), 31/03/2020