O conselheiro Marcos Loreto participou, na manhã desta quinta-feira (07), da primeira reunião virtual da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que contou com a participação de toda a diretoria da entidade.
O conselheiro Marcos Loreto é um dos diretores de Relações Político-Institucionais da entidade.
A discussão foi em torno dos impactos da pandemia do novo coronavírus na administração pública e o agravamento da crise socioeconômica brasileira, além de avaliações sobre como o conjunto de problemas trazidos pela Covid-19 tem afetado diretamente Sistema Tribunais de Contas, exigindo adequações no próprio comportamento.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Atricon, Fábio Nogueira (TCE-PB). "A pandemia em curso não nos pode paralisar e deixar atônitos, como meros expectadores no aguardo do seu desenrolar. Estamos cônscios do nosso dever de agir, o qual tem sido exercido amplamente nestes tempos de perplexidade pelos órgãos integrantes do “Sistema Tribunais de Contas”, disse ele.
Outros temas, além do combate ao coronavírus, foram discutidos durante a reunião, entre eles, a elaboração do Plano de Gestão da Atricon, biênio 20/21 e de um Manual de Benefícios do Controle Externo, o Plano de Comunicação da associação e encaminhamentos para o VII Encontro dos Tribunais de Contas do Brasil.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/05/2020