Em meio ao momento atual em que todos unem esforços para conter o avanço do novo coronavírus e na esperança por dias melhores, o Tribunal de Contas, por meio do programa EcoTCE, realiza, de 1º a 5 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente.
A novidade é que este ano as ações de conscientização para as práticas sustentáveis, resultado de uma parceria com o Comitê Ecos de Pernambuco, acontecerão apenas em meio virtual, atendendo às medidas de isolamento e prevenção da covid-19. A programação inclui cursos, debates e uma pesquisa relacionados ao comportamento sustentável em tempos de pandemia.
Os cursos on-line serão ministrados gratuitamente por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com direito a certificado, e vão abordar os assuntos ‘Compostagem e hortas caseiras’, ‘Higiene e aproveitamento integral dos alimentos’ e ‘Prevenção do Covid e outros patógenos por resíduos e rejeitos domésticos’. Cada curso consistirá em 2 vídeos, leituras complementares e atividades que deverão ser fotografadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de junho, clicando aqui.
Os servidores e o público em geral também poderão participar de uma pesquisa sobre o manejo dos resíduos domésticos com potencial de contágio pelo Covid-19, que está sendo realizada em todo o país por pesquisadores do Grupo de Gestão Ambiental (Gampe) da UFRPE. O objetivo é colaborar com a Gestão Pública e compreender o gerenciamento dos resíduos domiciliares com potencial de contágio com o Covid-19, com vistas a desenvolver recomendações para instituições que compõem o Comitê, aumentando a segurança no manejo de resíduos e rejeitos e minimizando as chances de contágio pelo coronavírus e outros patógenos.
No dia 4 de junho, será realizada uma live com a pesquisadora da UFRPE, Soraya Giovanetti El-Deir; o advogado e representante da Ancat, Daniel Pernambucano Mello; Carol Pires do Cataki e a servidora do TRE-PE e integrante do Ecos de Pernambuco, Sinara Batista, para discutir o tema “Resíduos Sólidos e Pandemia: Desafios e possibilidades”. A transmissão acontecerá a partir das 16h, pelo canal do YouTube da UFRPE e pelo canal do Ecos de Pernambuco no Instagram, com tradução em libras. O Cataki é um aplicativo para aparelhos celulares que realiza o cadastro de catadores em todo o Brasil e oferece seus serviços a pessoas interessadas na remoção de entulhos de obras, restos de podas e móveis velhos, por exemplo.
GRUPO – O Comitê Ecos de Pernambuco é formado por representantes do TCE/PE, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT/PE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da UFRPE, que atuam promovendo estudos e o desenvolvimento de programas e ações que contribuam para a sustentabilidade nas instituições parceiras. A iniciativa surgiu de um protocolo de cooperação técnica assinado em 2014 por Tribunais em Pernambuco e pela UFRPE.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/05/2020