O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, participou na última segunda-feira (14) da solenidade de abertura do Encontro de Novos Gestores Municipais, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e que reuniu em torno de 160 prefeitos de municípios do Estado.
O evento teve como objetivo orientar os prefeitos para a próxima gestão que se inicia em janeiro de 2021.
O presidente fez parte da mesa de abertura, juntamente com o governador Paulo Câmara (online), a vice-governadora Luciana Santos, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, os presidentes da AMUPE, José Patriota e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, entre outros.
Em sua palestra, Dirceu Rodolfo destacou o “Papel do TCE na Transparência e Controle das Contas Públicas”, com foco nas funções exercidas pelo Tribunal e na relação entre controle e controlado. “Embora continuemos com os nossos deveres constitucionais e legais de exercer o controle e aplicar as sanções, o TCE mantém firme o compromisso de ouvir a gestão municipal para que possamos construir soluções para os problemas da população. É papel do prefeito identificar e entender quais as necessidades do seu município, adotar políticas públicas eficazes e alocar os recursos necessários para que sejam implementadas”, enfatizou.
O evento também contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Butantan que fez uma explanação sobre a participação da entidade na criação da vacina contra a Covid-19.
Ouça aqui entrevista dada pelo presidente do TCE 📻
Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/12/2020