O Tribunal de Contas realizou no último dia 4 de março um treinamento para esclarecer dúvidas de servidores da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e da Autarquia de Urbanização do Recife (Urb-Recife) sobre a remessa de informações ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) do TCE.
A capacitação, que aconteceu remotamente, foi conduzida pelo Núcleo de Engenharia do TCE. Na ocasião, foi apresentada a metodologia desenvolvida pelo servidor do NEG, Alexandre Lucas, que facilita a elaboração das planilhas no formato adequado para alimentação do módulo de licitações e contratos (Licon).
A iniciativa do curso surgiu a partir de uma solicitação do diretor da Emlurb-Recife, Sérgio Matos, que alegou dificuldades enfrentadas por servidores das autarquias para alimentar as planilhas orçamentárias de obras e serviços de engenharia no Licon do sistema Sagres.
“O treinamento já foi realizado com outros órgãos públicos e melhorou a tempestividade e a qualidade das informações enviadas ao Tribunal, impactando diretamente nas ações de controle externo e no exercício do controle social, já que os dados também abastecem o Portal Tome Conta”, informou Alfredo Montezuma, gerente de Estudos e Auditorias Temáticas do TCE.
Os prazos para alimentação do Licon pelos gestores e órgãos públicos estão estabelecidos no artigo 5º da Resolução TC Nº 24/2016. Para conhecê-los, basta clicar aqui.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/03/2021