O assessor técnico da Diretoria de Controle Externo (DEX), Rafael Lira, representou o TCE no II Laboratório de Boas Práticas dos TCs (LabContas), que aconteceu entre os dias 21 e 23 de junho, em Cuiabá, para discutir os avanços do controle externo no país.
O encontro reuniu conselheiros e servidores de vários Tribunais de Contas do país.
Na ocasião, Rafael apresentou o projeto “Transportando Nosso Futuro” do TCE-PE, que mostra as estratégias e ações de controle para um transporte seguro e de qualidade, oferecido aos alunos da rede pública de ensino no Estado. A iniciativa deu lugar a um Modelo de Contratação e Execução do Serviço de Transporte Escolar, aplicado nos municípios de Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Buíque, Gravatá e Pombos, e à implementação de um projeto-piloto em Ipojuca. Outro resultado foi a elaboração do Manual de Transporte Escolar, lançado em 2021.
Durante os três dias de evento foram apresentadas 70 boas práticas desenvolvidas por cortes de contas brasileiras, identificadas no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022. Ao todo, foram catalogados 92 projetos que serão divulgados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
|| LABCONTAS ||
Por iniciativa do TCE-MT, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado em 2018 pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de Tribunais de Contas cada vez mais modernos e efetivos.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/06/2023