O levantamento divulgado pelo TCE sobre a operação que avaliou a estrutura e a oferta de vagas em creches e pré-escolas públicas de Pernambuco teve ampla repercussão na imprensa e veículos de jornalismo em geral.
Os telejornais NE1 e NE2 da Rede Globo Nordeste, TV Jornal Meio Dia, TV Guararapes, TV Clube e Rede Brasil produziram reportagens sobre a apresentação do diagnóstico, além de exibir entrevistas com o presidente Ranilson Ramos e com o analista de controle externo do TCE, Elmar Pessoa.
A repercussão também ocorreu principais jornais locais do Estado, Diario de Pernambuco, Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio, sendo reportagem de capa no Diario e tema de editorial no Jornal do Commercio, recebendo divulgação ainda nos portais dos respectivos jornais, no site do G1 e diversos blogs da região metropolitana e interior.
As rádios Jornal, CBN e Transamérica, além da Rádio Cultura de Caruaru, também divulgaram a fiscalização do TCE, que contou com a participação de 92 auditores, 2.500 unidades de ensino infantil visitadas em todos os 184 municípios pernambucanos, sendo aproximadamente 60% do total de creches e de escolas com educação infantil existentes no Estado.
No levantamento, as equipes verificaram o percentual de cumprimento das metas de cobertura de vagas em cada município, a necessidade de construção de novas unidades de creche e pré-escola, a quantidade de profissionais e a proporção entre professores e alunos, para identificar casos de superlotação, além das condições de higiene e de saneamento (água, esgoto e destinação do lixo), entre outros quesitos.
Gerência de Jornalismo (GEJO), 13/11/2023