TCE + Seguro falou sobre resiliência institucional e combate às fraudes digitais


Na última sexta-feira (23), o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e a gerência da Segurança da Informação e Privacidade de Dados (GSIP/DGG) promoveram o “II Encontro TCE +Seguro”, que discutiu as principais ameaças à segurança da informação no TCE-PE, e as estratégias para enfrentá-las.

A abertura foi feita pelo diretor de Gestão e Governança, Edgard Távora, seguido pelo presidente Valdecir Pascoal. “O TCE é guardião de dados públicos e cada um de nós tem um papel crucial nesta jornada”, afirmou o presidente.

“Nos últimos anos investimos consideravelmente em tecnologia, com plataformas de varreduras de vulnerabilidades, autenticação em duas etapas e antivírus com recursos sofisticados, mas sabemos que a tecnologia por si só não é suficiente. E é por isso que criamos a Gerência de Segurança de Informação e Privacidade de Dados, que é um marco do nosso comprometimento com a segurança tecnológica, processual e humana”, explicou ele.

Em seguida, a gerente da GSIP, Alice Paredes, e a chefe do DTI, Ana Carolina Morais, falaram sobre a atual situação da segurança de informação do TCE-PE e apresentaram as próximas ações previstas.

Na sequência, o professor Luciano Vieira (USP) falou sobre “Resiliência Institucional”, destacando que o desafio da resiliência cibernética institucional vai além da defesa, trata-se da capacidade de resistir e se recuperar rapidamente de incidentes. “É preciso entender as fortalezas e fraquezas de uma organização e estudar o adversário”, afirmou.

A última palestra foi do integrante do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça, delegado Felipe Ferreira, que falou sobre “Combate às fraudes digitais”. Ele mostrou os tipos de golpes atualmente usados e explicou que os principais erros estão na falta de atenção do usuário.

“A maioria dos golpes precisa de engenharia social, através de preparação, infiltração para interação com a vítima e ganhar a confiança da vítima através de manipulação. É necessário ter educação digital para diminuir os riscos”, disse o delegado.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/8/2024

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Rua da Aurora, 885, Boa Vista, Recife, PE

CEP 50050-910 | Telefone: (81) 3181-7600

CNPJ: 11.435.633/0001-49

Atendimento ao Público

Sede e inspetorias regionais: 07:00 às 13:00

Funcionamento do protocolo: 07:00 às 17:00